ttt

Tiê volta aos holofotes com o novo disco “Esmeraldas”, que chegou às lojas no início de novembro. Com arte de Rita Wainer e foto de Leandro HBL, este é o terceiro álbum da carreira da cantora e compositora, que reuniu uma turma da pesada nos créditos. Produzido por Adriano Cintra e Jesse Harris, o disco foi gravado em São Paulo e Nova York e ainda tem as participações especiais de David Byrne em “All Around You” e Guilherme Arantes em “Máquina de Lavar”.

No dia 12 de dezembro, a cantora Tiê apresenta na cidade o seu mais recente trabalho, “Esmeraldas”, no Teatro Marista – 615 Sul, às 20h. No show de Brasília a cantora estará acompanhada dos músicos Renato Galozzi – guitarra, Naná Rizinni – bateria, André Henrique – baixo e o irmão Gianni Gasparinetti – violão. O show de abertura ficará por conta da banda brasiliense Plano 61.

Esmeraldas

Esmeraldas, Minas Gerais. Localizada a 38 km da capital mineira, Belo Horizonte, a cidadezinha de pouco mais de sessenta mil habitantes foi refúgio da cantora paulista Tiê, que batiza seu terceiro álbum em homenagem ao município.

Diferente dos trabalhos anteriores da cantora – “Sweet Jardim” (2009) e “A Coruja e O Coração” (2011) -, “Esmeraldas” mostra uma fase mais madura de Tiê. Aos 34 anos, casada, com duas filhas pequenas e uma produtora musical funcionando no quintal de casa, a produção artística da cantora acompanhou sua evolução pessoal e mudou, se tornando mais madura.

O disco, no entanto, é fruto de um bloqueio criativo. Em meio às tarefas domésticas e profissionais que não paravam de crescer, e à pressão da gravadora por um disco novo autoral, Tiê teve sua produção interrompida por um bloqueio criativo.

Para desanuviar a cabeça, ela embarcou para o interior de Minas Gerais durante as férias de Natal de 2013. Deu certo. No clima bucólico da roça de sua família mineira em Esmeraldas, a pouco mais de uma hora da capital Belo Horizonte, o álbum começou a tomar forma na cabeça da artista e desencadeou uma produção intensa. “Praticamente em 10 dias o disco surgiu”, explica a cantora.

O primeiro single de Esmeraldas é “A Noite”, versão de Tiê, Adriano Cintra, André Whoong e Rita Wainer para a balada italiana “La Notte”.

Processo de criação

Agora, depois de um período de gravação em Nova York ao lado de parceiros como André Whoong e David Byrne, “Esmeraldas” chega ao público com a presença de múltiplos instrumentos, cordas, vocais dobrados, pop e rock que refletem a maturidade artística de Tiê.

Muitas das faixas que integram “Esmeraldas” já estavam na mente da artista mesmo antes de o trabalho tomar forma, como é o caso da música que dá título ao disco. Passado o período do bloqueio criativo, quando Tiê passou a produzir mais, “as músicas foram se adequando, se encaixando e fazendo sentido depois de um tempo”, explica.

O romantismo já característico da artista e sua tendência a falar dos sentimentos de maneira simples e direta, verificado em seus dois discos anteriores, também estão presentes em “Esmeraldas”, em faixas como “Isqueiro Azul” e “Depois de Um Sonho”. A diferença é que agora Tiê também fala da roupa suja.

É na faixa “Máquina de Lavar” que a cantora dá vasão às atribulações domésticas que a cercam, brincando com a roupa suja que gira no aparelho e usando o símbolo de seu bloqueio criativo ao seu favor. Assim, seu momento como mãe e esposa altera a maneira de ver o mundo e isso se reflete nas letras.

Enquanto o primeiro álbum, “Sweet Jardim”, representava uma fase mais experimental e explosiva de Tiê, seu segundo trabalho, “A Coruja e O Coração”, já trazia mais preparo, sendo mais pop e comercial. Com Esmeraldas, sua produção musical atinge um estado de plenitude, apresentando um trabalho que mistura pop, rock e a leveza marcante da artista, que mais uma vez leva sua sinceridade e sensibilidade através da música.

Show Tiê lançamento de Esmeraldas
Data: 12 de dezembro (sexta-feira)

Local: Teatro Marista – 615 sul
Horário: 20h
Ingresso R$ 30,00 (meia entrada)
Meia Entrada: Carteira estudantil, maiores de 60 e professores do DF, doadores de 1kg de alimento ou livro também pagam meia entrada.
*Valores dos ingressos sujeitos à alterações sem aviso prévio.
informações: 95502192
Classificação indicatova 14 anos
Informações: (61) 95502192
PONTOS DE VENDA
Balaio Café (201 Norte)
Muv Shoes – (Quiosque Conjunto Nacional)
Clube Previ 712/912 Sul (secretaria)