Banda do Mar, Criolo e Renata Jambeiro

Banda do Mar, Criolo e Renata Jambeiro

Na primeira edição, o Vila Brasil recebe o rapper Criolo, que realiza o lançamento em Brasília do seu novo trabalho, “Convoque seu Buda”. A programação é complementada pela Banda do Mar, Roberto Menescal, Roberto Corrêa, Renata Jambeiro, Choro Livre, O Bando, Pipocando Poesia, além de feira gastronômica e espaço para performances artísticas

Em mais de 12 horas de evento, o festival acontece a partir das 10 horas do dia 07 de dezembro (domingo), transformando a Praça das Fontes do Parque Sarah Kubitschek (Parque da Cidade), em uma verdadeira vila de arte e cultura. Com entrada franca, a festa pretende fazer ressoar as linhas melódicas que influenciaram todo o país, promovendo a valorização de ritmos e expressões estéticas como a bossa nova, o samba, a moda de viola, o rap, o rock contemporâneo e o pop.

A programação artística dá o tom para o enredo da festa. O Palco da Vila receberá artistas das mais diversas linguagens, ao longo do dia, em três momentos: “Bom Dia Vila Brasil”, “Gostinho de Música” e “O Brasil está aqui”. O público infantil é aguardado às 10 horas no “Bom Dia Vila Brasil”, com apresentação do grupo brasiliense Pipocando Poesia, desfilando a divertida performance da trupe sobre poesia brasileira.

Entre meio-dia e 16 horas, “Gostinho de Música” se apresenta como proposta musical instrumental para acompanhar a feira gastronômica “Recantos do Brasil”, montada dentro da Vila, com sabores dos estados do Sudeste. Apresentam-se três grupos de peso: Grupo Choro Livre, BossaCucaNova com Roberto Menescal e Roberto Corrêa. Roberto Menescal, o capixaba mestre da bossa nova, se apresenta para o público da Vila, ao lado do grupo BossaCucaNova, conferindo arranjos eletrônicos para clássicos da música brasileira. Enquanto o Choro Livre remete à fundação do Clube do Choro, com seu diretor, Reco do Bandolim, Roberto Corrêa é um dos mais celebrados mestres da viola caipira e da viola de cocho. Apesar de ter referências da música caipira que conquistaram todo o mundo, foi em Brasília que o músico mineiro fincou raízes.

A terceira etapa, “O Brasil está aqui”, tem início às 16 horas e pretende reunir no Palco da Vila nomes de grande expressão nacional. Renata Jambeiro, cantora brasiliense que é sucesso na Lapa carioca, apresenta seu repertório calcado nas raízes do samba. Ela antecipa o show da banda Surdodum, agitado bloco de ritmos de tambores composto por deficientes auditivos.

Em sequência, e como destaque da noite, o rapper Criolo invade o palco do Vila Brasil. O show do cantor tem motivo especial: ele escolheu o festival para realizar o lançamento de seu novo disco, “Convoque seu Buda”, terceiro trabalho da carreira e segundo logo após o “Nó na orelha”, estrondoso sucesso de 2011. No palco, Criolo se apresenta ao lado dos produtores Daniel Ganjaman (teclados e programação eletrônica), que também assina a direção musical do show, e Marcelo Cabral (baixo acústico e elétrico); dos músicos Guilherme Held (guitarra), Maurício Badé (percussão), Sérgio Machado (bateria) e DJ Dan Dan (voz e toca-discos).

As expectativas em torno do novo show de Criolo são tão grandes quanto pela primeira apresentação da Banda do Mar em Brasília. O novo projeto de Mallu Magalhães, Marcelo Camelo e do baterista português Fred Ferreira já acumula uma gama de fãs Brasil afora, com a proposta de novas possibilidades sonoras ao folk-rock, do qual os dois primeiros artistas são exímios representantes no Brasil. O encerramento da programação musical fica a cargo de O Bando, banda que mescla estilos como MPB, música regional, reggae e pop rock e o projeto Funkeando na sequência. Projeto de sucesso do DJ A, apresenta grandes clássicos da black music brasileira em formato Live PA, com contrabaixo, metais, guitarra e bailarinos.

MAPA DA ARTE

Ao longo do dia de atividades do Vila Brasil, estarão expostas quatro telas no formato dos estados que compõem a região Sudeste, em reprodução ampliada. As obras são plataformas para os traços do artista plástico Nem, radicado em Brasília. O público poderá apreciar a criatividade do artista sobre as telas pintadas anteriormente, que serão doadas às sedes dos governos de cada estado ao final do evento. Ao lado das imagens, fichas técnicas de cada estado serão apresentadas, com dados demográficos, bandeira, brasão, e outros mais.

RECANTOS DO BRASIL

Espaço temático orientado para facilitar ao público uma imersão na diversidade dos sabores tipicamente brasileiros. Na primeira edição, “Recantos do Brasil” contará com estrutura de convivência ambientada pela estética da região Sudeste, possibilitando ao público o contato com paisagens, cores, sons e sabores do Brasil contemporâneo.

O LIXO MATA A SEDE|

Ação sustentável que fará sucesso no festival, “O Lixo mata a sede” pretende chamar atenção para a questão da coleta de lixo. Cinco pontos de recolhimento de descartáveis estarão espalhados pela estrutura da Vila Brasil. A cada 10 recipientes de bebida entregues no evento, o recolhedor ganha uma unidade do mesmo produto para consumir. Neste contexto, 10 latas de cerveja vazias equivalerão a uma lata cheia. O material recolhido será reciclado junto a cooperativas.

SERVIÇO
Vila Brasil
Data e horário: 07 de dezembro, das 10 horas às 00 horas.
Local: Praça das Fontes do Parque Sarah Kubitschek (Parque da Cidade)
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca

PROGRAMAÇÃO MUSICAL
10h: Bom dia Vila Brasil: Pipocando Poesia (DF)
12h: BossaCucaNova com Roberto Menescal (RJ/ES)
13h: Roberto Corrêa (DF)
14h: Intervalo
15h: Choro Livre (DF)
16h: Renata Jambeiro (DF/RJ)
17h: Surdodum (DF)
18h: Criolo (SP)
19h15: Banda do Mar (RJ)
20h30: O Bando (DF)
21h30: Funkeando (DF)