“Tenho estado continuamente interessado no sistema prisional. Afinal, as prisões são feito de tantas paredes, que formaram a base de minha prática.

Fiz um projeto há alguns anos em Rikers Island e foi uma experiência fascinante porque o tempo passa devagar na prisão.

Quando aqueles de dentro são confrontados com algo novo, isso rapidamente se torna importante e o comunidade investe muita energia em cada projeto.

Um amigo me ligou recentemente para dizer que havia a possibilidade de acessar uma prisão na Califórnia. No início, pensei que seria muita papelada e muitos restrições.
Felizmente, um ex-participante das Crônicas de San
Francisco conseguiu facilitar.

Então, com o Google Earth, pesquisei em todas 35 das prisões estaduais da Califórnia, e eu escolhi Tehachapi sem saber que era uma prisão de segurança máxima.

Visto do céu, o pátio da prisão de concreto arquitetonicamente, parecia servir para uma instalação comunitária em grande escala.

A ideia era engajar homens que atuam no processo de reabilitação, ex-encarcerados, familiares, funcionários da prisão, também
como aqueles que buscaram a reconciliação, incluindo as vítimas e suas famílias.

Durante o processo, pude usar meu telefone e compartilhei histórias sobre a instalação nas redes sociais. Recebi reações de todo o mundo, de seus familiares, de vítimas, de críticos, bem como de quem ficou chocado com o que viram, inclusive tatuagens de suástica.

Eu compartilhei essas reações e falamos sobre elas. As famílias dos internos também responderam nas redes sociais e houve um conexão entre o interior e o exterior por um breve momento.

Há alguns anos, comecei uma jornada chamada “Can Art Change the World?” isto ainda é uma questão em aberto.

E com este projeto, quero levantar outra questão: “Pode um homem mudar?” Antes de responder sim ou não, pergunte-se: Eu mudei? Eu cometi erros, pedi desculpas e corri por eles? E se não, por que não fui capaz?”

Serviço:
JR
Tehachapi Solo Show
De 29/08 a 26/09
Endereço: 76 Rue de Turenne, Paris

Horário de funcionamento: terça-feira – sábado, 11h00 – 19h00