De Martino Legado Chardonnay 2011 Gran Reserva Valle del LimariCom o objetivo de ampliar o acesso do público consumidor de vinhos e espumantes às novidades do setor, bem como propagar a cultura da degustação e harmonização gastronômica do vinho, o Taguatinga Shopping promove seu 1º Festival de Vinhos. O evento se dará em duas etapas, a primeira acontecerá nos dias 27 e 28 de março, das 18h às 23h, e a segunda em 16 e 17 de outubro, Praça Central, 1º Piso.
O evento é exclusivo para convidados, porém o Taguatinga Shopping separou 50 pares de ingressos para serem distribuídos a clientes do centro de compras. Serão contemplados com apenas dois convites por CPF, os primeiros que buscarem os mesmos, presencialmente, no balcão de atendimento, localizado no primeiro piso, até 26 de março de 2015.
Em ambiente descontraído, os presentes terão a oportunidade de degustar dezenas de tipos de vinhos e espumantes, nacionais e importados. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-DF), 70% de apreciadores de vinho são homens com renda média de R$ 6,5 mil, e faixa etária de 40 anos. No DF, as garrafas custam em torno de R$ 25 a R$ 50.
Foco nas mulheres
As mulheres correspondem a 30% do público real consumidor de vinhos no DF. Mas lideram o mercado de espumantes, com 65% do total de compras. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, nos últimos dez anos, 40 milhões de pessoas ascenderam à Classe C no Brasil. Recente pesquisa do Instituto Data Popular revela que, dentre esse público, as mulheres representam 70% da força de consumo no Brasil. Isso significa que a cada R$ 100 consumidos pela Classe C em produtos e serviços, as mulheres são responsáveis por R$ 70.
Estudo feito durante as edições do Brinda Brasil – Salão Exclusivo de Espumantes Brasileiros revela que os maiores consumidores de vinhos do DF estão no Plano Piloto, Águas Claras, Lagos Sul e Norte, Guará e Taguatinga. “Brasília assume a terceira colocação no ranking nacional na compra de vinhos importados e a segunda em espumantes, e o nosso público está cada vez mais receptivo a iniciativas como esta”, explica a superintendente do Taguatinga Shopping, Eliza Ferreira. O mais recente estudo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), por exemplo, aponta a capital federal como um território fértil para o crescimento dessa bebida, despertando o interesse do público e dos estabelecimentos ligados ao vinho.
Os dados recentes do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) revelam que o brasiliense está ávido por degustar vinhos e espumantes. Segundo a pesquisa do instituto, no Distrito Federal, o consumo médio anual de vinhos per capita é de 1,64 litro. Isso significa que, no ano passado, os brasilienses consumiram cerca de 4,3 milhões de litros de vinhos.
Mercado promissor
Existem, hoje, 30 marcas, entre lojas e importadoras, estabelecidas no DF. O presidente da Associação Brasileira de Sommeliers de Brasília (ABS), a mais importante agremiação de apreciadores de vinhos nos âmbitos local e nacional, professor Antônio Duarte, afirma que o mercado do DF comporta bem esse crescimento: “O público consumidor é exigente e tem conhecimento razoável do produto”.
Consumo crescente no Brasil
O Brasil caminha para figurar entre os maiores consumidores e produtores de vinhos do mundo. Hoje, somos o quinto maior produtor do Hemisfério Sul e o 15º em todo o mundo. Devido à elevada densidade demográfica de cerca de 200 milhões de habitantes, esses números se diluem quando a estatística preza o consumo per capita, que em 2011 chegou a dois litros de vinhos por habitante ao ano. O Brasil consumiu, em 2010, 400 milhões de litros de vinhos, algo próximo de 600 milhões de garrafas. Os chilenos beberam 241,77 milhões de litros de vinhos, praticamente a metade do consumo dos brasileiros.

SERVIÇO:
Vinhos & Você
Data: 27 e 28 de março, das 18h às 23h
Local: Praça Central, 1º Piso
Exclusivo para convidados