björk“Björk: Biophilia Live” é dos filmes da lista na edição de 2014 do festival de Cinema do Rio de Janeiro, o longa estreou no Festival de Cinema de Tribeca, em Abril, e a partir deste mês começou a circular em diversas cidades do mundo. No Brasil, será possível assistir ao longa-metragem no Festival do Rio, que acontece no Rio de Janeiro de 24 de Setembro a 8 de Outubro.

Filmado em Londres, sob direção de Nick Fenton e Peter Strickland, o filme mescla as cenas do concerto com as do aplicativo que acompanhou o álbum na época de seu lançamento. De acordo com nota divulgada à imprensa, o produto audiovisual ainda tem imagens que representam “estruturas musicais e fenômenos naturais — atômicos, celulares e cósmicos”.

Durante 15 dias o Rio de Janeiro será a capital oficial do cinema. O Festival do Rio vai apresentar 350 filmes de mais de 60 países, exibidos em cerca de 30 locais da cidade, receber profissionais do audiovisual para palestras e workshops no RioMarket, realizar debates gratuitos no Cine Encontro e muito mais.

A festa tem a honra de abrir sua 16ª edição com a exibição de O sal da terra, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. O filme, que recebeu um Prêmio Especial na mostra Um Certo Olhar em Cannes 2014, registra expedições e acompanha o trabalho do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

O público vai poder conferir os filmes mais comentados, descobrir raridades, votar no melhor da Première Brasil, participar de debates e de sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial.

São 350 filmes divididos por mais de 15 mostras, entre eles Boyhood – Da infância à juventude, de Richard Linklater;  Mapas para as Estrelas, de David Cronenberg; Garota Exemplar, de David Fincher; Mr Turner, de Mike Leigh; National Gallery, de Frederick Wiseman, Jimmy’s Hall, de Ken Loach; Mommy, de Xavier Dolan; Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa; Por cima do meu cadáver, de Takashi Miike; O cheiro da gente, de Larry Clark; O presidente, de Moshen Makhmalbaf; A Princesa de França, de Matías Piñeiro; Dente por dente, de Kim Ki-duk; Homens, mulheres e filhos, de Jason Reitman; Björk: Biophilia Live, de Peter Strickland e Nich Fenton; David Bowie Is, de Hamish Hamilton; Canções do Norte, de Soon-Mi Yoo; Sétimo, de Patxi Amezcua – com Ricardo Darin;  Os Maias, de João Botelho, O Amor é Estranho, de Ira Sachs, entre outros.

Além das mostras já conhecidas Panorama, Expectativa 2014, Première Brasil, Première Latina, Fronteiras, Midnight, Midnight Terror, Midnight Música, Filme Doc, Geração, Itinerários únicos e Meio Ambiente,o Festival vai dedicar mostras especiais a quatro grandes cineastas:Roberto Rosselini, com exibição de seis clássicos restaurados, umaretrospectiva do diretor americano Michael Cimino euma homenagem especial ao ator e diretor Hugo Carvana, com exibição de Vai Trabalhar, Vagabundo, que este ano completa 40 anos.

Em parceria com o British Council,  a mostra Clássicos de Hitchcockvai exibir cinco longas mudos do mestre do suspense com acompanhamento musical ao vivo pelo pianista Cadu Pereira, na sala 1 do Estação Botafogo.

Dois marcos do cinema ganham exibições especiais: presente para os beatlemaníacos, com a cópia restaurada de A Hard Day’s Night, de Richard Lester, e presente para os cinéfilos fãs do terror, com a versão original em cópia restaurada de O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hooper.

Sessão mais que especial e única será a exibição do longa Trinta, de Paulo Machline, em noite nobre, para público e convidados, no Theatro Municipal. O filme narra a trajetória do carnavalesco Joãosinho Trinta para produzir seu primeiro desfile na escola de samba Acadêmicos do Salgueiro.

As mais recentes produções e clássicos imperdíveis do cinema mexicano poderão ser apreciados na mostra Foco México. Entre os destaques está o longa Cantinflas, de Sebastian del Amo, filme selecionado pelo México para concorrer a uma vaga no Oscar 2015.

Outra novidade na programação fica por conta dos filmes de temática LGBT. Acompanhando o comportamento da sociedade, a curadoria da Mostra Gay sentiu a necessidade de espalhar os filmes gays por outras mostras. Ao mesmo tempo em que a mostra gay deixa de existir, foi criado o Prêmio Felix, em que um júri oficial vai escolher o melhor filme LGBT de toda a programação.

O RioMarket 2014 contará com programação gratuita aberta ao público nos dias 27 e 28 de setembro. Nesses dias serão apresentados workshops sobre os temas mais atuais da indústria audiovisual e uma programação em parceria com a GloboNews com mostra de filmes, workshops e seminários. Além disso, no dia 26 será oferecido um workshop de cinematografia em animação, também aberto ao público. Em todas estas atividades, é necessário fazer a inscrição pelo site.

O Cine Encontro oferece ao público a oportunidade de entrar em contato direto com quem faz cinema, através de debates e conversas com os realizadores e atores/atrizes dos filmes da Première Brasil, convidados internacionais de outras mostras e com representantes do meio cinematográfico. Todas as atividades do Cine Encontro tem entrada gratuita.

Filmes inéditos, exibição de clássicos, mostras especiais, retrospectivas, seminários, debates e encontros com  diretores e atores internacionais fazem do evento um dos mais importantes encontros de cinema da América Latina.