A doutora em Educação, “Kiusam de Oliveira” relata a importância dos docentes durante pandemia

Nesta quinta-feira (15/10), é comemorado o Dia do Professor, data criada em 1963 para homenagear essa classe tão importante para a sociedade. Embora não estejam acontecendo aulas presenciais, por causa da pandemia do novo coronavírus, os professores continuam realizando suas atividades com aulas remotas, de acordo com o Regime Especial de Ensino da Rede Estadual para este período.

A data é importante para comemorar as conquistas desta classe, mas, principalmente, para conscientizar a população e autoridades sobre o valor de professoras e professores que contribuem para o futuro das crianças que se tornarão adultos com caminhos consistentes.

Vale lembrar que apesar de especial essa data, 2020 é um ano de desafio para os professores. São mais de 200 dias que os docentes estão longe dos seus alunos devido à pandemia do Covid-19. Além de desafiador, cria um obstáculo a mais para o aprendizado dos estudantes, pois os professores precisam adaptar as maneiras de ensinar. Os alunos por sua vez, também tiveram de mudar toda a rotina para a Educação à distância (EAD).

Na visão de Kiusam de Oliveira, escritora e doutora em educação, que atua como professora há mais de 25 anos, tendo dedicado grande parte deste período à Educação Especial, e à formação de profissionais de Educação no município de Diadema/SP, implantando a lei 10.639/03 e ocupando funções de gestão pública: “Nós educadoras e educadores temos de utilizar nossos conhecimentos científicos para promover práticas antirracistas, em prol dos direitos humanos, para que a criança que a criança, desde cedo, aprenda a valorizar a diversidade compreendendo que é no diverso que encontraremos respostas fundantes e criativas para absolutamente tudo o que nos cerca. A diversidade nos salva” ressalta Kiusam.

Aprender vai além das aulas, os professores indicam livros, filmes, participação em lives nas redes sociais para os alunos interagirem com outros meios e não se sentirem saturados do novo modelo de aprendizado. Por esse motivo, Kiusam realizou lives em seu Instagram com a participação de figuras importantes no processo de educação e alfabetização, abordando temas como diversidade cultural, paradigmas estruturais que existem com o racismo, literatura, entre outros.  

Sem professores, não há educação, pois são eles que colocam em prática o processo de ensino e aprendizagem, têm contato direto com os alunos e acompanham de perto o processe desde o aprendizado até a formação. A ideia de uma homenagem não deve ser uma mera convenção social, mas serve para refletir a importância desta data e buscar formas de valorizar os professores, por todos: os alunos, os familiares, o governo e a própria escola.