A 9ª edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos acontece entre os dias 20 e 23 de abril no Cine Brasília, e conta com uma programação com filmes curtíssimos, curtas, médias e longas-metragens brasileiros e estrangeiros.
Serão ao todo 185 produções nacionais e internacionais distribuídas em duas mostras competitivas e nove paralelas .
Entre as novidades deste ano estão as mostras Competitiva Curtíssimos de Animação, antiga demanda de participantes do festival; NY Portuguese Short Film Festival, com um recorte do novo cinema português entre eles, ‘Os cravos e a Rocha’, sobre a passagem de Glauber Rocha por Portugal em plena Revolução dos Cravos; ‘Veias Abertas’, com dois longas-metragens colombianos; ‘Do Outro Lado do Espelho’, com três curtas franceses, dois argentinos e um mexicano dirigidos por mulheres sobre questões do universo feminino; ‘Magia e Encantamento’, com animações francesas para assistir em família; e MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação, projeto de Belo Horizonte que, via Lobo Fest, chega a Brasília.
A elas juntam-se sessões tradicionais do festival, como as mostras Narrativas Ousadas, Animamundo, Narrativas do Mundo, Curtas de Brasília e Competitiva Nacional de Curtíssimos.
Os curtíssimos brasileiros concorrem a troféus – desenvolvidos pelo artista plástico Miguel Simão – em cinco categorias: Curtíssimo Nacional, Curtíssimo de Brasília, Originalidade, Animação e Júri Popular. Todos os vencedores recebem também R$ 600.
Dois longas brasileiros estreiam no Lobo Fest. Celebrado também em 21 de abril, o Dia de Tiradentes reverbera dentro do festival com a exibição do longa-metragem Joaquim, dirigido por Marcelo Gomes, sobre uma passagem da vida do inconfidente. O filme foi exibido na edição mais recente do Berninale. Já o documentário brasiliense ‘Flor do Moinho’, de Erika Bauer, sobre Dona Flor, raizeira e parteira que vive no Povoado do Moinho, próximo a Alto Paraíso (GO), será projetado no sábado, 22 de abril.
Para contribuir também com a formação técnica de profissionais e interessados em audiovisual, o festival promove, em 20 e 21 de abril, uma oficina sobre correção de cor com o renomado colorista Ely Silva.
Ao longo do Lobo Fest, ocupam o foyer do Cine Brasília atividades como lançamentos de livros e bate-papos para discutir assuntos referentes aos curtas visto na tela, além de questões sobre produção, difusão, exibição e as novas possibilidades dos festivais nos dias de hoje. No exterior do cinema será montada uma área de convivência com a participação do 5uinto Bar e sua equipe de DJs, food trucks e feira sustentável com cosméticos naturais, produtos do cerrado e design com materiais reutilizados.
Os curtas-metragens brasileiros em competição em 2017 foram escolhidos dentre 450 inscritos de 12 estados brasileiros e do Distrito Federal. A comissão de seleção foi composta pelo jornalista Ulisses de Freitas, pela professora Lavínia Aguilar e pela cineasta, professora e produtora de cinema Josiane Osório, idealizadora e diretora do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos.
LOBO FEST – 9º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILMES CURTÍSSIMOS
De 20 a 23 de abril, no Cine Brasília (EQS 106/107 Sul). Entrada franca. Confira programação completa, sinopses e classificação indicativa dos filmes em lobofest.com.br.
PROGRAMAÇÃO
Dia 20/04 (quinta-feira), às 20h
Exibição de 12 curtíssimos internacionais e do curta-metragem húngaro Mindenki, de Kristóf Deák
Dia 21/04 (sexta-feira)
10h: Mostra Infanto-Juvenil Magia e Encantamento: 10 curtas-metragens franceses de animação
14h: Mostra Curtas de Brasília: Fantasmas cidade fantasma, A vida tem dessas coisas, Lugar de gente feliz, Mundo das cores, Quixote – A lei do mais forte, Isso não é um cachimbo, A casa do príncipe perfeito e O homem que não cabia em Brasília
17h: exibição do longa-metragem Joaquim, de Marcelo Gomes
17h30: Bate-papo com realizadores de curtas brasilienses
18h: Lançamento dos livros: O cinema como refúgio da escrita, Maldita Animação Brasileira e Catálogo do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos – 2008-2015
19h: Mostra Competitiva Curtíssimos de Animação: 22 curtíssimos
20h: Mostra Competitiva Nacional de Curtíssimos – Parte 1: 19 curtíssimos
21h: Animamundo: 18 curtíssimos internacionais
Dia 22/04 (sábado)
10h: exibição do longa-metragem francês de animação Adama
14h: Mostra Do Outro Lado do Espelho: Mamães, Sob os teus dedos, Um grande silêncio, O mês do amigo – Um comédia com atletas, A noiva de Frankenstein e Mil camadas
16h: Mostra Veias Abertas: longa-metragem A terra e a sombra, de César Acevedo
17h: Bate-papo sobre festivais de cinema no Brasil
17h45: Bate-papo sobre questões agrárias
18h: Exibição do longa-metragem Flor de Moinho (seguido de bate-papo com a diretora Erika Bauer)
19h: Mostra Competitiva Nacional de Curtíssimos – Parte 2: 18 curtíssimos
20h: Mostra Competitiva Nacional de Curtíssimos – Parte 3: 18 curtíssimos
21h: Exibição de três curtas resultantes da oficina Formação do Olhar
21h30: Premiação
Dia 23/04 (domingo)
15h: MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação: seis curtas
16h: Mostra Veias Abertas: longa-metragem Gente de Bem, de Franco Lolli
18h: Mostra NY Portuguese Short Film Festival: cinco curtas portugueses
19h: Mostra Narrativas do Mundo: 21 curtíssimos internacionais
20h: Mostra Narrativas Ousadas: 17 curtíssimos internacionais
Serviço:
9ª edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos
De 20 a 23/04 (quinta a domingo)
Local: Cine Brasília-EQS 106/107
Entrada Franca.