O suspense ganha destaque com Testemunha Invisível (Divulgação)
Por conta da covid-19, neste ano, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano será realizado em casa, em um formato totalmente online, entre os dias 28 de agosto a 10 de setembro. Os filmes poderão ser acessados diretamente no site do festival (www.festadocinemaitaliano.com.br) e por meio da plataforma Looke (www.looke.com.br); para assistir é necessário realizar um cadastro gratuito no site.
Vinte dos melhores filmes italianos dos últimos anos, a maioria deles ainda inéditos no Brasil, estarão disponíveis online para todo território nacional pelo 8½ via web, Smart TV, tablet e iOS e Windows. A programação conta também com realizadores, atrizes e atores que estarão presentes virtualmente por meio de vídeos de apresentação preparados especialmente para ocasião.
Nesta edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano estão garantidas as premières de importantes filmes, que revelam as novas tendências e inovações do cinema italiano e passaram pelos mais importantes festivais internacionais, como o premiado Normal, de Adele Tulli, que estreou no Festival de Cinema de Berlim 2019; A Passagem, de Michele Manzolini e Federico Ferrone, que estreou na mostra Sconfini do Festival de Veneza 2019; Selfie, de Agostino Ferrente, que também integrou o Festival de Berlim 2019 e vem recebendo elogios e prêmios por sua linguagem ousada e sua forma incomum de captar o cotidiano de dois jovens napolitanos por meio das imagens que eles mesmos registraram com seus telefones celulares; na lista, também está o criativo O Aprendizado, de Davide Maldi, que integrou a competição do Festival de Locarno 2019, um ousado docu-fiction sobre o cotidiano de uma escola de hotelaria italiana.
A lista ainda inclui o premiado e aclamado Martin Eden, de Pietro Marcello, que garantiu a Luca Marinelli a Copa Volpi de Melhor Ator no Festival de Veneza 2019. O longa estreou em circuito no Brasil em março, mas teve sua campanha reduzida por conta da Covid 19. Agora, o público de todo o País poderá conferir gratuitamente o trabalho de um dos mais aclamados atores italianos da nova geração, que também integra o elenco de diversas produções internacionais, como The Old Guard, em cartaz na Netflix, em que Marinelli contracena com Charlize Theron.
A seleção traz também O Rei de Roma, de Daniele Luchetti, uma sátira inteligente sobre a figura controversa de Silvio Berlusconi, que já entrou em circuito no Brasil mas volta ao Festa com uma chance rara para o público brasileiro conferir o trabalho do diretor Daniele Luchetti, que neste ano abre o 77º Festival de Veneza, em 2 de setembro, com seu novo longa: Lacci.
Neste ano, há ainda grandes sucessos de público e crítica como Nápoles Velada, do prestigiado diretor Ferzan Ozpetek, com Giovanna Mezzogiorno e Alessandro Borghi, vencedor do David de Donatello de Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte 2018.
Fortunata, exibido no Festa 2018, mas inédito em circuito comercial no Brasil. O longadeu a Jasmine Trinca o prêmio de Melhor Atriz e competiu na Mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes 2017 e o David de Donatello de Melhor Atriz. Jasmine, uma das mais festejadas atrizes do cinema italiano contemporâneo, que neste ano assina também a direção do curta Being My Mom, em competição na mostra Orizzonti do Festival de Veneza 2020.
A animação italiana também ganha destaque com A Gata Cinderela, de Alessandro Rak, que fez sua estreia mundial no Festival de Veneza 2017. O longa, que faz uma releitura moderna e adulta do clássico conto de fadas e transfere a ação para Nápoles, estreou com sucesso em dezenas de países em todo o mundo.
Outro clássico que ganha uma releitura contemporânea e bem-humorada é Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas. Dirigido por Giovanni Veronesi, Os Mosqueteiros do Rei foi um dos maiores sucessos de bilheteria da história recente do cinema italiano. O longa conta com um elenco estelar formado por nomes como Pierfrancesco Favino, Valerio Mastandrea, Rocco Papaleo e Sergio Rubini, que vivem D’Artagnan, Athos, Aramis e Porthos às voltas com o tédio da vida cotidiana até que são convocados novamente para uma missão.
Não falta espaço para as comédias que, além de serem sucesso de bilheteria, também lançam um olhar inteligente sobre a vida na Itália contemporânea como O Sonho de Uma Família, de Ginevra Elkann, Como um Peixe Fora D’Água, de Riccardo Milani, A Vida Em Família, de, e E Agora? A Mamãe Saiu de Férias!, de Alessandro Genovesi. Outra produção da safra é Bendita Loucura, mais recente filme de uma das estrelas da comédia italiana: Carlo Verdone, que dirige e atua no filme.
O suspense ganha destaque com Testemunha Invisível, de Stefano Mordini, que traz Riccardo Scamarcio, Miriam Leone e Fabrizio Bentivoglio em uma intrincada trama que nos é revelada por meio da perspectiva de cada um dos personagens.
O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento cinematográfico que nasceu em Lisboa em 2008 e em pouco mais de dez anos expandiu sua programação com crescente sucesso em diferentes países de língua portuguesa, tais como Brasil, Angola e Moçambique, além da região de Macau, na China.
O evento visa não só promover a qualidade do cinema italiano junto ao público brasileiro, mas também colaborar para que o cinema italiano, e também o cinema europeu, possam encontrar espaço sempre maior na oferta cultural do País.
Por esta razão, conta com a colaboração das principais distribuidoras cinematográficas brasileiras, que terão a oportunidade de promover seus títulos em diversas pré-estreias que ocorrerão na programação do 8 ½ Festa do Cinema Italiano.