parallaxis 11 gdO artista e fotógrafo carioca Vicente de Mello da rasante na Fnac Brasília nesta sexta-feira, 21 de novembro, para o lançamento do livro Parallaxis, com bate-papo mediado por Kazuo Okubo. Vicente teve o livro sobre a sua obra editado por Charles Cosac, dono da editora Cosac & Naif, com 300 páginas.

Parallaxis reúne catorze séries fotográficas de Vicente de Mello, como Brasília Utopia lírica, Galáctica, Quantas ASAS tem um pixel?, Strobo, entre outras. Trata-se de um fotolivro em que a mancha gráfica revela pequenos fotolivros internos, sendo cada um num formato diferente e por vezes variando também o papel. O conjunto de imagens revela um fotógrafo detalhista, versátil e aberto a experimentações de forma e luz ao transformar o estado das coisas fotografadas.

Vicente de Mello

Vicente de Mello

A fotografia começou a fazer parte de sua vida no fim da década de 80 quando começou a trabalhar no Departamento de Fotografia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ). Em 1992, se mudou para os EUA, para ocupar a mesma área no Laborátório Lexington Labs, em Nova York. Começou sua carreira ao tirar fotos de obras de arte.

O preto e branco é muito forte em seus trabalhos. A maior parte deles é feita dessa maneira, muitas vezes experimentando as possibilidades que a luz oferece.
O fotógrafo já expôs em importantes locais, como Bienal de Havana, em 1997, no Culturgest de Lisboa, em 2000, no Centro Cultural do Banco do Brasil e no Museo del Barrio, de Nova York, em 2001, no Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Malba), em 2002, na Maison Européene de la Photographie de Paris, em 2007 e também na Pinacoteca do Estado de São Paulo

Lançamento do livro Parallaxis de Vicente de Mello
21 de novembro de 2014 (sexta-feira), as 19h30
Fnac – ParkShopping – SAI/SO ÁREA 6580 LUC 149P – GUARÁ BRASILIA – DF
Entrada Franca e Livre para todos os públicos
Evento sujeito a lotação
Informações: (61) 21052000