retra

Retrato Brasília: Projeto que propõe a construção de um mapa estético e comportamental da cultura jovem brasiliense – inaugura a sua agenda de tendências e painéis de discussão em sua primeira plataforma de estudo: a Arte como forma de interação com a cidade. O projeto é uma realização do CCBB e Correio Braziliense, que conta com o patrocínio do Banco do Brasil.

No próximo dia 8 de setembro acontece, no CCB Brasília, o primeiro painel e workshop do projeto com o tema “A Cidade e a Arte – artistas que pensam o espaço público como forma de interação e relacionamento”.

O evento abre às 19h com o peinel de tendências “Jiu-Jitsu Cultural: Artes”, que terá abertura dos diretores criativos do Retrato Brasília Jackson Araujo e Luca Predabon. Depois, os convidados Galciani Neves e Vitor Cesar apresentam suas estratégias de renovação para a Arte e, em seguida, realizam com o público um painel de discussão.

Painelistas Convidados:

Foto Galciani by Adriana Gurgel bx

Galciani Neves

Curadora e pesquisadora no campo das artes visuais, Galciani Neves atuou na Fundação Bienal de São Paulo entre 2010 e 2013. É mestre em Comunicação e Semiótica na PUC-SP e professora do Curso de Artes Visuais, de Produção Cultural e Pós-Graduação em fotografia na FAAP-SP, além de professora-colaboradora na Escola Entrópica, do Instituto Tomie Ohtake-SP.

Segundo Jackson Araujo, curador do projeto, os convidados serão cases na palestra do projeto. “Irei abordar os grupos de estudos na renovação do ensino formal de artes, como um espaço de troca, em que os artistas trazem suas angústias, suas incertezas e seus desejos de criação para serem compartilhados.

Vitor Cesar

Vitor Cesar

Essa troca leva a novos caminhos, estratégias e faíscas poéticas”, afirma Galciani.Vitor Cesar é artista com formação em arquitetura e mestrado em poéticas visuais. Vitor procura constituir noções de público através de dinâmicas da vida cotidiana por meio de exposições, trabalhos gráficos e debates. Ele desenvolve ainda projetos gráficos em colaboração com artistas e instituições culturais. Em sua participação na palestra de tendências, fará uma reflexão sobre seu pensamento artístico para espaços públicos e privados, criando uma sinergia entre sua formação em arquitetura aplicada às artes visuais e design gráfico. 

Painel: “Jiu-Jitsu Cultural: Artes”

Data: 8/09/2014

Horário: 19 horas

Entrada Franca