Fotos: Raquel Camargo

Inaugurado em 1978, o Parque Dona Sarah Kubitschek está entre os maiores parques urbanos do mundo, pois é o maior parque urbano do Brasil e também o maior da América Latina. Com uma área de 420 hectares supera em extensão o mundialmente famoso Central Park, localizado em Nova York, que conta com 320 hectares. O parque brasiliense impressiona não só pelo seu tamanho, mas também pela sua beleza.

Por si só o parque já poderia ser considerado uma obra de arte pois foi concebido com projeto de Lúcio Costa, desenho paisagístico de Burle Marx, edificações projetadas por Oscar Niemeyer, além de contar os icônicos azulejos de Athos Bulcão.

Deste modo, este projeto pretende ampliar essa vocação para a consagração da arte que o Parque possui, fornecendo programas para conectar os visitantes com experiências que são transformadoras, inesperadas e inspiradoras, tornando o Parque Dona Sarah Kubitschek um espaço nacional de classe mundial com a integração e valorização da arte como um elemento essencial para a experiência e interpretação do visitante, promovendo artes e cultura, celebrando diversidade, construindo conexões comunitárias e energizando o parque, tendo como principal fonte de inspiração o Millenium Park, nos Estados Unidos, conhecido pela sua arquitetura e obras de arte contemporâneas, que atraem milhares de turistas todos anos, fomentando a economia criativa da cidade de Chicago.

Com este fim, o projeto “Parque da Cidade: Galeria a Céu Aberto” apoiará eventos, exposições, produção de obras temporárias ou permanentes, localizadas em todo o parque, tanto na paisagem como nos edifícios, bem como intervenções, onde todas as linguagens artísticas serão celebradas, como pinturas, esculturas de todos os materiais, meios mistos, efêmeros, fotografia, digital e outras mídias, dança, performance e música, ampliando a experiência do visitante e a compreensão de seus recursos naturais e culturais, proporcionando também a possibilidade de artistas emergentes exibirem seus trabalhos e alcançarem públicos mais amplos, através da variedade de estilos, formas, materiais e concepções.

Com a colaboração de um grupo diversificado de organizações artísticas e artistas, o projeto contribuirá para fomentar o envolvimento de uma comunidade vibrante, aumentando o engajamento artístico da sociedade.

Para inaugurar o projeto, no dia 24 de agosto (sábado), artistas mulheres do Grafite de Brasília vão colorir a Administração do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, a partir de 10 horas. As ações de Grafite têm início às 10 horas e seguem durante todo o dia e o público vai poder acompanhar o trabalho das artistas, que culmina com o lançamento do projeto “Parque da Cidade: Galeria a Céu Aberto” às 16 horas.

A primeira intervenção artística na Administração do Parque da Cidade vai contar com os trabalhos das artistas Carli Ramos, Fê8, Juba, Key Amorim, Marina Martinelli, Michelle Cunha e Rayssa Miah.

Serviço:
Parque da Cidade: Galeria a Céu Aberto
Dia 24 de agosto (sábado), às 10h
Lançamento do projeto: 16h
Local: Administração do Parque da Cidade (SRPS, Parque da Cidade, Estacionamento 13)
Acesso livre.