Quem entrar na loja Apoena, no terceiro piso do Pátio Brasil, com certeza encontrará roupas lindas. São peças bordadas, com uma pegada bem colorida e uma coleção cheia de richelieus preciosos, além de patches que fizeram sucesso na década de 90 aplicados em T-shirts e shorts para brindar o carnaval.
Mas a loja vai além disso. Tudo que é vendido ali está ajudando alguém. As peças são produzidas por mulheres que passam por necessidade e, com a ajuda do projeto organizado por Kátia Ferreira, aprendem a bordar e costurar., uma renda a mais para ajudar a família. A venda das roupas também financia projetos de educação. Em 2016, por exemplo, 19 alunos de escolas públicas que participaram do cursinho formado com a renda da loja passaram na UnB.

Por esses e outros tantos motivos que a próxima quarta-feira será de festa. No dia 22 de fevereiro a loja Apoena será oficialmente inaugurada no Pátio Brasil. O evento começa às 17h30 e vai até 22h, com presenças de clientes e parceiros. A lista de confirmados inclui a diretora da Unesco, Marlova Noleto, e as embaixatrizes Anette Hjelmborn (Suécia),Sana Sayah (Líbano), Yvonne Flanders (Austrália), Hoda Sadaka (Jordânia), Pong Duangjai (Tailândia), Hanna Havlikova (República Tcheca), Adeline Aka (Costa Do Marfim), Neogilda Cosme (Angola), Ornella Bernardini (Itália) e Rosita Martini (Guatemala).

SOBRE A APOENA – A Apoena surgiu em 2001, quando a estilista Katia Ferreira, que trabalhava na Administração de São Sebastião, teve a ideia de montar uma cooperativa de mulheres e ensiná-las a bordar. Abordou uma representante da Unesco e contou-lhe do seu projeto. Kátia quase não acreditou quando recebeu as máquinas para dar início aos cursos de bordado. Ao contrário do esquema que faz a Apoena funcionar hoje, em que depois do aprendizado as bordadeiras passam a trabalhar para a instituição e a receber por produção, o curso era curto, com grupos de poucas mulheres. Mas o projeto já chamava a atenção, não só pela parte cultural, mas pelo aspecto do empoderamento da mulher. Elas eram donas de casa, muitas vezes sozinhas como chefes de família, que precisavam de um recurso para sustentar os filhos.

O trabalho do Instituto dirigido por Kátia tem importantes parceiros e é reconhecido por várias instituições, como UNESCO e Inter-american Foundation. Em 2012 ela foi escolhida como empreendedora social do programa We Americas, uma iniciativa do Departamento de Estado (USA) para capacitar mulheres empreendedoras. Isto lhe rendeu dois encontros com a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

Hoje Katia é membro fundadora de uma instituição com sede no Chile e que tem representantes em toda América Latina e Caribe, participando de encontros e fóruns pelas Américas. Esteve presente como convidada na última conferência de empreendedores com o ex-presidente Barack Obama. A ideia de empreender e promover inclusão social de mulheres ultrapassou fronteiras e ela foi, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, UNESCO e Governo da Guiné Bissau, trabalhar e compartilhar o que já faz há tanto tempo por aqui.

Serviço:
Inauguração da Apoena no Pátio Brasil
Local: Apoena – 3º piso do Pátio Brasil
Dia: 22/02 (quarta-feira), das 17h30 às 22h
Informações: (61) 3546-0056
Classificação Livre.