paoCereal mais produzido e consumido no mundo, à frente do arroz, milho, cevada e sorgo, o trigo tem um dia especial: 10 de novembro, próxima segunda-feira. Base da alimentação do planeta, faz parte do cardápio humano desde o surgimento da agricultura, por volta de 10.000 a.C, quando começou a ser cultivado em uma região conhecida como Crescente Fértil – que hoje iria do Egito ao Iraque, estendendo-se pelo mar Mediterrâneo.

Mesmo rico em vitaminas, atualmente, tem sido condenado por muitos e excluído das dietas da moda, adotadas até mesmo por quem não sofre de nenhuma restrição ao glúten. Uma perda não só em produtos saborosos como também em nutrientes. É o caso de quem opta por retirar, do cardápio, o tradicional pãozinho de cada dia. Mas não qualquer pão: um artesanal e preparado com matérias-primas de qualidade.

Fazemos pães integrais e utilizamos o grão do trigo na massa e, por isso, eles têm um alto valor nutricional. As pessoas deixam de comer por estar na moda, mas isso restringe o consumo de vitaminas e minerais que precisamos”, alerta o padeiro e proprietário da Panetteria D’Oliva (QE 26 do Guará II), Felipe Oliveira.

Na Panetteria D’Oliva, um dos pães mais completos e procurados é o Italiano Integral, elaborado com farinha de trigo integral, farelo de trigo e grãos, com fermentação natural, que conferem maior sabor e textura à massa. Ideal para o preparo de sanduíches, bruschettas, torrado ou apenas com seu acompanhamento preferido. Feito sem ovo, leite nem açúcar, sai a R$ 6,70 (350g). Outra boa pedida é o pão de centeio com batata doce, preparado com farinha de trigo integral e centeio, sem leite. Seis unidades custam R$ 7,00.

Panetteria D’Oliva

Inaugurada em 30 de julho de 2014 na QE 26 do Guará II, a boutique de pães artesanais é comandada por Felipe Oliveira, 26 anos. Formado em Hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), com especialização nas áreas de Alimentos e Bebidas, o jovem padeiro aprendeu a fazer pães com uma das autoridades na área aqui no Brasil, Rogério Shimura, proprietário da Levain Escola de Panificação e Confeitaria. Foi lá, entre 2012 e 2013, que ele se formou no ofício em cursos do básico ao avançado.

Do forno da Panetteria D’Oliva saem, diariamente, receitas nada convencionais e bem distantes do tradicional pão francês. Todos os produtos são artesanais e elaborados com fermento natural, livres de aditivos químicos, conservantes, corantes e aromatizantes.

Atualmente, a casa oferece uma linha com mais de vinte variedades de pães. Entre as opções estão baguette, pão italiano, ciabatta, pães recheados (baguette com calabresa ou com parmesão, por exemplo), pão de campanha, brioche, rosca de canela, pan quemado (também nas versões recheadas com goiabada, doce de leite e chocolate meio amargo), entre outros.

Panetteria D’Oliva
QE 26, Bloco B, Loja 22; Guará II;  (61) 3083-8213 e (61) 3083-8214.

De segunda a sábado, das 9h às 20h.
http://panetteriadoliva.com.br e https://www.facebook.com/panetteriadoliva