André Deak

André Deak

O projeto Retrato Brasília traz para o CCBB, nesta segunda-feira (10), mais um encontro que promove inovação e o que há de vanguardista no empreendedorismo criativo. As novas formas de realizar negócio no contexto atual dominado por novos meios de comunicação estão cada vez mais abstratas. Todavia, o RETRATO BRASÍLIA busca orientar jovens empresários em um verdadeiro trabalho de coolhunting e estudo de comportamento social aprofundado, produzido pela WGSN – a maior empresa de análise de tendências do mundo.

Painel:

As novas tendências e ideias para o gerenciamento de negócios são pensadas e repensadas ao redor do mundo diariamente e Brasília se colocou como uma das capitais mundiais que teve de se esforçar para reinventar formas de se fazer dinheiro. Priorizando uma execução autoral e poética estrutural dentro de um novo formato de trabalho, os jovens empresários da capital são verdadeiros exemplos de vanguarda no empreendedorismo.

O painel de discussão será composto por profissionais da cidade e por players do novo jeito de dirigir um negócio ou ideia. Contará com as presenças de Facundo Guerra e André Deak, dois dos nomes mais influentes no mercado criativo e Marcio Brito, gestor da Carteira de Projetos de Startups pelo Sebrae Nacional. A brasiliense Marcela Prado, do Corujinha Foodtruck, será um dos cases locais de sucesso e irá contar como uniu em um mesmo negócio produtividade, sustentabilidade e diversã. Patrícia Herzog, do Experimente Brasília, irá falar mais sobre seu jeito diferenciado de visitar a capital.

Painelistas convidados:

André Deak: diretor do Liquid Media Laab, produtor multimídia, professor na ESPM e na FAAP. Trabalha há mais de 15 anos com projetos para jornalismo e comunicação digital. Entre os projetos mais recentes, mapeamentos culturais colaborativos como a iniciativa Arte Fora do Museu, Mapas Afetivos, Architech, SP Cultura e diversos outros. Desenvolveu ainda plataformas para transmissão online de eventos ao vivo até 2012, quando coordenou a estratégia e a execução das soluções web da cpfl cultura. Nos tempos de jornalista, foi repórter freelancer para as revistas Rolling Stone, Carta Capital, Caros Amigos, dentre outras, quando produziu reportagens de quase todos os países da América do Sul e Europa ocidental.

Facundo Guerra: empreendedor da noite paulistana desde 2005, quando foi sócio da casa noturna Vegas, que marcou a revitalização da região do Baixo Augusta. Hoje, ele administra meia dúzia de casas noturnas, além de ser uma máquina de ideias. A mais recente vai acontecer um dia antes do empresário desembarcar em Brasília: a Cinesthesia, no dia 9 de novembro no Cine Joia, em São Paulo. Uma sessão de cinema com recursos de casa de show, como luzes e som para expandir a experiência. Facundo irá contar aos brasilienses sua experiência como empreendedor.

Marcio Brito: graduado em Ciência da Computação pelo UniCeub e pós-graduado Master em Marketing pela ESPM. Atualmente é Gestor da Carteira de Projetos de Startups pelo Sebrae Nacional, onde busca promover a competitividade das empresas de serviços ligadas a tecnologia da informação e comunicação, bem como aquelas inseridas na Nova Economia (startups digitais). Sua experiência profissional envolve atividades ligadas a desenvolvimento e layout de software, criação e planejamento publicitário, planejamento digital, gestão de empresas e gestão de projetos.

Cases de Brasília – Empreendedorismo:

Corujinha Food Truck: Marcela Prado encontrou no negócio uma forma de combinar o hobby de cozinhar para amigos, em uma profissão. Depois de algumas viagens para conhecer melhor o modelo de negócio, Marcela substituiu os grandes caminhões por um carro menor e mais fácil de dirigir, já que, além de chef, é ela quem conduz o veículo. Lançada há cerca de sete meses, a Corujinha é sucesso e já participou dos principais eventos voltados para a ocupação do espaço público que movimentaram a cidade como nunca no ano de 2014.

Experimente Brasília: uma proposta de turismo inteligente que saiu da cabeça de Patrícia Herzog, turismóloga, sócia da Tríade Patrimônio Turismo Educação e Diretora Criativa do Experimente. Mais do que apenas organizar visitas, o projeto de Patrícia busca reproduzir a experiência de morar em Brasília para os turistas. Propondo uma viagem pela cidade valorizando a amplitude, natureza, arte, cores, simetria, asas, eixos, superquadras, pilotis, azulejos, cobogós – e pessoas que inventaram neste cenário único um jeito diferente de viver.

BsB Memo: Criada em abril de 2011 pelo casal Raffael e Tatiana Innecco, a BsB Memo abriu sua loja no ano seguinte na 303 norte como um espaço para acolher turistas e moradores da cidade apresentando produtos com a cara de Brasília. O objetivo da marca é divulgar e difundir a estética e o urbanismo original da cidade, o projeto inicial de Lúcio Costa, as contribuições de Burle Max, Athos Bulcão e tantos outros que contribuíram para a formação da identidade dessa cidade que é modernista, ampla, museu a céu aberto.

Cineme-se: Projeto dedicado aos cineastas e cinéfilos de Brasília que é realizado sempre as terças-feiras no Club 904 com um cineasta local conviddo para apresentar 2 curta-metragens. Um de sua autoria e outro que esteja entre seus favoritos. Nos intervalos, projeções pelo VJ Reyzek. O evento, com entrada franca, conta com uma decoração noir, drinks especiais, espumante a preços promocionais e uma discotecagem voltada para o folk, r’n’b, trip hop, rock e eletrônico por conta de Gustavo Bill e Daniel Spot.

Limonada Project: Criado em setembro de 2012, o Limonada Project é uma idealização de Gracilene Bessa e Diogo Gama. Decididos a movimentar a cena local brasiliense, o projeto veio para agregar valor ao produto dos novos empresários, artistas, artesãos e designs da cidade, além de ser uma vitrine para aqueles que já estão no mercado há mais tempo e buscam um posicionamento diferenciado.

Por meio de cursos, workshops, oficinas, palestras, exibições de curtas e, claro, a feira, o intuito do Limonada é, mais do que incentivar a economia local, proporcionar a circulação de mercadorias interessantes. O projeto tem como principal meta estimular o seu público a pensar em moda, design e cultura de forma abrangente.

Palestra: “Jiu-Jitsu Cultural: Empreender é um ato coletivo”
Data: 10/11/2014
Horário: A partir das 19h.
Onde: Teatro I
Entrada Franca mediante retirada de ingresso 1h antes do evento