A CAIXA Cultural Brasília apresenta, no dia 15 de julho, o cantor e compositor Pedro Miranda, quinto convidado do projeto Samba de Bamba. O músico traz à cidade um repertório de sambas de sua memória afetiva e canções gravadas em seus dois primeiros álbuns solos: “Coisa com coisa” (2006) e “Pimenteira” (2009), este considerado “uma coleção de obras-primas” nas palavras de Caetano Veloso. Ao seu lado tocam alguns dos mais tarimbados músicos do samba carioca: Luís Filipe de Lima (violão de sete cordas e direção musical), Eduardo Neves (sopros), Luís Barcellos (cavaquinho e bandolim) e os percussionistas Beto Cazes e Paulino Dias.
Pedro Miranda explica que vai mostrar ao público de Brasília algumas músicas de seu próximo CD, “Samba Original”, em fase de produção. Na seleção de compositores, o sambista carioca escala um time de craques para interpretar. Estão lá Wilson das Neves e Paulo Cesar Pinheiro (“O samba é meu dom”), Elton Medeiros e Zé Keti (“Samba Original”), Ataulfo Alves e Assis Valente (“Batuca no chão”), além de Sílvio da Silva (“Hello, my girl”), Paulinho da Viola (“Quando bate uma saudade”), entre outros sambistas que ficaram marcados na voz do cantor nos shows e CDs de Teresa Cristina e Grupo Semente, e do Cordão do Boitatá, grupos dos quais Pedro foi fundador e fez parte por mais de dez anos.
Samba de Bamba
O coordenador e curador do projeto Samba de Bamba, o jornalista e crítico musical Rodrigo Browne, explica que vai realizar mensalmente, até dezembro, uma série de dez shows, sempre às terças, na Caixa Cultural. “Os convidados são artistas excelentes, representantes autênticos do que hoje se convencionou chamar ‘Samba de Raiz’ mas que, na verdade, trata-se do samba tradicional sem as imposições comerciais do mercado”, explica.
O projeto traz em cada apresentação um formato semelhante com o que o produtor já realiza há 18 anos no seu programa Samba de Bamba, na rádio E-Paraná FM, em Curitiba. Durante a transmissão os sambistas convidados comentam a escolha de seus sambas prediletos. “No palco, durante o show, cada artista vai fazer o mesmo, contando o porquê de suas escolhas e quais são suas influências. Acredito que, assim, o público vai conhecer um pouco mais do processo criativo de cada sambista e da própria história do samba”, finaliza Browne. A próxima atração é a sambista Maíra Freitas, no dia 12 de agosto.
Serviço – projeto Samba de Bamba
Apresentação musical com o cantor Pedro Miranda
Quando: Dia 15 de julho, terça-feira, às 20 horas
Onde: Caixa Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3 e 4 – Edifício anexo à matriz da Caixa)
Ingressos*: R$20 (inteira) e R$10 (meia entrada)
*desconto de 50% para assinantes do Correio Braziliense, sobre preço de inteira mediante apresentação do cupom “Sempre Você”
Duração: 1h30
Classificação indicativa: 12 anos
Lotação: 400 lugares
Início das vendas: 11 de julho, a partir das 13h