Aldeia_Multi_ica_Fredox_201

O projeto que reúne dezenas de povos indígenas na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, quer angariar fundos por meio do financiamento colaborativo.
Sem patrocínios ou verba para a Aldeia esse ano, a meta é arrecadar 80 mil reais pela plataforma Catarse http://www.catarse.me/pt/aldeiamultietnica

A Aldeia Multiétnica integra o projeto do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, na Vila de São Jorge e Alto Paraíso (Goiás), de 19 de julho a 2 de agosto. O evento divulga e promove as manifestações e costumes tradicionais do Brasil há 14 anos.

A Aldeia Multiétnica é realizada desde 2007 e neste ano acontece de 19 a 25 de julho. O espaço congrega diversas etnias indígenas em uma programação interativa que proporciona experiências de intercâmbio, troca e debate. Este movimento tem proporcionado importantes ganhos sociopolíticos e culturais aos povos participantes e, ao público, a oportunidade única de interação e conhecimento profundo sobre os modos de vida indígenas.

Neste ano, o projeto necessita do apoio de colaboradores financeiros para se concretizar. A Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, também responsável pelo Encontro de Culturas, aposta no financiamento popular e lançou a campanha “Aldeia Multiétnica”, na plataforma de financiamento coletivo “Catarse”.

A rede de potenciais colaboradores tem o prazo estipulado até o dia 13 de julho para arrecadar 80 mil reais. A verba torna possível a realização do evento, ainda que não estejam contemplados nessa quantia cachês artísticos e de remuneração aos grupos indígenas que aceitam o convite de saírem de suas terras.

Um verdadeiro “encontro entre parentes”, a Aldeia Multiétnica exige uma produção minuciosa para acontecer. Indígenas de diferentes etnias são deslocados de diversas regiões do país, o que demanda uma complexa infraestrutura logística até a realização do Encontro.

Dinâmica da Aldeia

Durante seis dias consecutivos, aproximadamente 200 integrantes de dez povos indígenas são recebidos na Aldeia Multiétnica e convidados a ter com pessoas não indígenas um intenso processo de intercâmbio artístico, cultural, político e social. O contato é de extremo respeito e de valorização da cultura indígena, que resulta na elevação da autoestima e do orgulho de pertencimento dos povos participantes.

Além disso, a convivência em um ambiente que reproduz o habitat natural dos índios contribui para a quebra de preconceitos, para a criação de amizades e para o fomento de debates e discussões que desencadeiam na formação de políticas públicas voltadas para beneficiar as comunidades indígenas.

A Campanha “Aldeia Multiétnica”

Os colaboradores contribuem com valores a partir de R$ 10 e recebem contrapartidas, ou “recompensas”, como forma de agradecimento pelas doações. Quem colaborar com a campanha pode receber em troca produtos como o CD duplo “Sons da Aldeia”, gravado com sete etnias na Aldeia Multiétnica; camiseta e postais do Encontro de Culturas; entrada livre no evento; hospedagem na Aldeia; participação gratuita no próximo Curso-Vivência da Aldeia.

Acompanhe a campanha pelo link http://www.catarse.me/pt/aldeiamultietnica

Serviço: VII edição da Aldeia Multiétnica

Data: 19 a 25 de julho de 2014

Local: Vila de São Jorge / Alto Paraíso / Goiás

Classificação indicativa: Livre

Telefone: (62) 3455-1077

Serviço 2: Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

Data: De 19 de julho a 2 de agosto de 2014

Local: Vila de São Jorge / Alto Paraíso / Goiás

Classificação indicativa: Livre

Telefone: (62) 3455-1077