A plataforma de experiências ‘Musement’ apresenta projeto em comemoração aos 500 anos da morte do mestre renascentista italiano Rafaello.
Considerado um dos grandes nomes do Renascentismo italiano, Raffaello Sanzio, pintor e escultor responsável por grandes obras como ‘Madona e o Menino Entronados com Santos’ (1505), morreu na Itália no dia 6 de abril de 1520.
Para relembrar seu legado e aproximar o público de sua produção artística, a Musement, plataforma digital de descobertas de experiências pelo mundo, preparou um museu virtual que já está disponível gratuitamente no site oficial.
Nele é possível viajar pelos cinco continentes e navegar pelos locais onde estão expostas suas principais obras sem sair de casa, incluindo os Museus do Vaticano, Louvre, Galeria Uffizi, Prado, Villa Borghese e Museu Hermitage. No total, há mais de cem pinturas de diversas etapas de sua carreira, desde Madonas serenas à cenas bíblicas poderosas.
O museu virtual desenvolvido pela Musement permite admirar as pinturas, retratos e grandes composições criadas pelo mestre italiano ao longo de sua vida, além de conhecer todas as informações relativas sobre onde está exposta cada obra, seu ano de criação e detalhes da concepção.
Até hoje, Raffaello é lembrado como um dos principais nomes da pintura italiana. Ao lado de grandes artistas como Michelangelo e Botticelli, ele aprimorou suas técnicas ainda muito jovem, com ajuda do pai que tinha o mesmo ofício. De seu mestre, Leonardo Da Vinci, Raffaello absorveu com mais sutileza a estética renascentista, usando com sabedoria o contraste de luz e sombras (chiaroscuro) e o sfumato, que é a utilização de sombreados para delinear formas. Seguindo esta linha artística, pintou dezenas de madonas e desenvolveu possibilidades de representação da anatomia humana.
Em Roma, cidade onde viveu a maior parte de sua vida, o pintor ganhou fama por seus afrescos e tornou-se pintor oficial do Vaticano. Tamanho era seu prestígio que, segundo o biógrafo Giorgio Vasari, o papa Leão X chegou a pensar em fazê-lo cardeal.
Em seus 37 anos de vida e obra, Raffaello desenvolveu dezenas de afrescos, murais, altares, tapeçarias e pinturas sacras, mas também descobriu-se arquiteto, projetando construções profanas além de igrejas como a de Sant’Eligio degli Orefici, localizada na capital italiana.
Obra de Raffaello no Brasil
O Museu de Arte de São Paulo (MASP), na capital paulista, conserva hoje a única obra de Raffaello fora das coleções europeias e norte-americanas. Trata-se da Ressurreição de Cristo, finalizada em 1502. A pintura foi adquirida pelo MASP em 1954 e é um retrato dramático da cena bíblica em que Cristo ergue-se tranquilo sobre um sarcófago e, assustados, os guardiões se contorcem de medo. A obra faz o uso de diversos elementos simétricos para chamar atenção para a figura de Cristo em meio a um cenário complexo e rico em detalhes.
Sobre a Musement
A Musement é uma plataforma digital que permite reservar atividades de viagem em mais de 1.000 destinos e 70 países ao redor do mundo. O serviço foi criado para ajudar os viajantes a descobrir e reservar o que fazer – desde visitas a museus a passeios pela cidade, degustações de comida e vinho, eventos esportivos e atividades de bem-estar – onde quer que vão, com o objetivo de enriquecer sua experiência de viagem. O serviço está disponível em 8 idiomas através de vários pontos de contato digitais: os sites e aplicativos B2C com as marcas Musement e Triposo; a plataforma para agências de viagens; enquanto plataformas e integrações são preparadas com inúmeros parceiros de distribuição on-line, desde o Google ao hotels.com.
A Musement está sediada em Milão e possui escritórios em Hamburgo, Amsterdã, Barcelona, Dubai, Londres, Munique, Nova York, Orlando e Paris. A empresa foi certificada pela Great Place To Work e em 2018 foi listada entre os 20 Melhores Lugares Para Trabalhar na Itália. Em setembro do mesmo ano, a Musement passou a fazer parte do grupo alemão TUI, a maior operadora de turismo integrada do mundo. Após sua aquisição, a Musement permaneceu uma empresa independente na divisão de Experiências de Destino da TUI (TUI DX). A colaboração e a integração entre as duas empresas já trouxeram benefícios significativos para ambas e um forte crescimento no volume de negócios combinado, que no ano passado atingiu 600 milhões de euros.
Serviço:
https://www.musement.com/br/