Utilizando apenas canetas esferográficas, o desenhista e ilustrador maranhense Jailson Belfort recriou paisagem e o cotidiano de Brasília e outras cidades brasileiras através de desenhos.

A exposição Caneta Criativa, um compilado de 60 obras assinadas pelo maranhense, está em cartaz para visitação no Supremo Tribunal Federal (STF).

A exposição está dividida em temas e acontece em dois ambientes: a coleção “Cidades e o STF” no Espaço Cultural Menezes Direito e a coleção “Desenhos Lúdicos”, em frente a Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal.

Foto: Guilherme Paiva

As ilustrações utilizam das variadas cores das canetas esferográficas, como azul, vermelho, verde, rosa e outras, utilizadas por Jailson em uma só cor na obra ou em diferentes tonalidades, para recriar cenários da Capital Federal, detalhes de monumentos e espaços públicos, figuras do imaginário do artista e de outras cidades do Brasil, como São Luis (MA), onde nasceu.

Morando em Brasília desde 1999, o artista usa suas criações para interligar memórias, vivências e contrastes de ambas as realidades.

O uso da caneta representa um traçado definitivo, sem a possibilidade de correção, e instiga a curiosidade e amplia as possibilidades de ocupação do campo em branco.

Em tamanhos variados, é possível encontrar na exposição desde pequenos desenhos lúdicos até grandes composições de horizontes urbanos.

Por utilizar apenas a tinta da caneta para retratar efeitos de luz e sombra, ângulos de visão, texturas e densidade, a obra do artista preza por detalhes e traços minuciosamente encaixados, que convidam o visitante a observar atentamente e refletir sobre a composição de cada objeto e cena no espaço.

Sobre o autor

Jailson Belfort nasceu em São Luis, Maranhão, e mudou-se para Brasília em 1999. É formado em Design pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Iniciou a carreira como ilustrador e diretor de arte. Atualmente é designer gráfico do Supremo Tribunal Federal.

Jailson cultiva a paixão pelo desenho desde a infância. Com um lápis na mão, as folhas de papel davam vida à imaginação do artista. Traço foi sendo refinado ao longo do tempo, dando espaço para composições maiores e mais elaboradas.


Serviço:
Exposição Caneta Criativa – Por Jailson Belfort
Até o dia 17 de agosto (Segunda a sexta-feira), das 12h às 19h
Local: Supremo Tribunal Federal- Praça dos Três Poderes
Entrada franca
Classificação livre.