O projeto “Escala Brasília, Maquete 4D” traz uma projeção mapeada sobre a maquete do Plano Piloto. A ação acrescenta uma nova camada de informação ao espaço localizado na Praça dos Três Poderes, onde se busca criar uma atividade interativa com os visitantes e assim difundir conhecimentos importantes sobre a arquitetura e história de Brasília.

Vale ressaltar que esta ação enaltece o turismo cívico de Brasília e lança o olhar para as possibilidades de se acolher os visitantes com conteúdos que tratam tanto da memória afetiva, quanto da abordagem de saberes que perpassam a história, arquitetura, design e arte com o uso aplicado da tecnologia, mediadora entre o público e a sua relação com o espaço que o circunda, em uma viagem virtual pelo tempo e espaço.

“Brasília é uma cidade que nasceu olhando para o futuro e onde foram empregados todos os recursos técnicos e ideias mais avançados que existiam à época, inclusive criando aqui algumas experiências que serviram de modelo para o resto do mundo. Com este projeto, pretendemos dar continuidade neste processo e criar algumas soluções inovadoras em Brasília no contexto de uma cidade relevante na contemporaneidade.” Destaca a arquiteta e artista Gabriela Bilá, diretora de arte do projeto.

A interação ocorre em terminais localizados ao redor da maquete, onde constam diversos assuntos. Todas as informações contidas nas telas são referenciadas sobre a maquete física existente, utilizando-se para isto a projeção mapeada de vídeo. O conteúdo apresentado aborda questões abrangentes como:

Escalas: Monumental, residencial, gregária e bucólica;

Arquitetura: Monumentos, obras por arquitetos (Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Milton Ramos, entres outros), arquitetura cotidiana (superquadras, mobiliário urbano, azulejos);

Setores / Regiões: Asa Sul/Norte, Setores, Campus universitário, Vila Planalto, Octogonal, Cruzeiro, SMU e demais locais abrangidos na maquete;

Fatos históricos: Vila Amaury, Cidade Livre, inauguração e primeira missa, Patrimônio Histórico pela UNESCO;

Natureza / Parques: Lago Paranoá, Água Mineral, Paisagismo de Burle Marx, Parque da Cidade, Olhos d´água, Jardim Botânico, pomares urbanos.

“Para mantermos a integridade de Brasília como uma Cidade Monumento, é importante desenvolver ações estimulantes que levem à população conhecimentos essenciais sobre nossa cidade.” Enfatiza Felipe Brito, idealizador do Escala Brasília.

“Com esta intervenção temporária, que faz uso da projeção mapeada sobre a maquete inaugurada no espaço em 1988, se cria um ponto de partida para fomentar e repensar o roteiro do turismo cívico em Brasília. A partir desta ação, novas maneiras de expor nos monumentos históricos do DF poderão ser elaboradas e o visitante poderá interagir e mergulhar na fantástica história da capital do Brasil.” Convidam Felipe Brito e Gabriela Bilá, integrantes da Entrequadra Novas Mídias.

Serviço:
Escala Brasília, Maquete 4D
Abertura: Dia 27 de abril (sexta), de 19h às 02h
Discotecagem de Barata + Samuel Mota, Beep Dee (Hot Creations), Gerson Deveras, Rami (Forró RED Light) e Banda Tropicall.
Local: Praça dos Três Poderes
Acesso livre
Visitação: De 28 de abril a 6 de maio
Local: Espaço Lúcio Costa – Centro Cultural Três Poderes (Praça dos Três Poderes)
Visitação: De segunda a domingo, de 9 às 18 horas
Entrada franca
Informações: (61) 3325-6244 / 3323-3728 / 3326-7709
Classificação livre.