Março é um mês aguardado por muitos brasilienses. Afinal, há 21 anos é realizado o Festival da Francofonia em Brasília, sempre nesta época. Como vem acontecendo ao longo de várias edições do evento, o Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília vai abrigar parte da programação. E vai ser no teatro do CCBB que o cantor francês Mathieu Boogaerts mostrará todo seu talento, no dia 20 de março.
Com mais de duas décadas de carreira, o artista é um criador incansável, um mestre em poesia e um músico fervoroso. Essencialmente minimalista (e reverenciado por músicos de destaque no cenário mundial como Dick Annegarn, Camellia Jordana e Vanessa Paradis), ele conduz o público nas encostas suaves do devaneio. Cantor com carisma discreto e bom humor, ele sempre aborda as sutilezas da vida.
No dia seguinte (21) começa também a Mostra de Cinema Francófono, que se estende até 31 de março. De comédia a romance, passando por drama e outros gêneros cinematográficos, a seleção apresenta um rico recorte da cultura francófona com representantes da Bélgica, Burkina Faso, do Canadá, da Costa do Marfim, França, Eslovênia, do Senegal e da Suíça. Oportunidade única para conhecer a rica cultura desses países pelo olhar da sétima arte, em sessões gratuitas durante a semana e aos sábados e domingos.
Destaque para a animação Aya de Yopougon, da Costa do Marfim. Concorreu ao César 2014 na categoria “Melhor filme de animação” e ganhou o Prêmio do grande Festival de Angoulême (2006). Também merece atenção “Entre nós, o estranho”, documentário brasileiro de Guto Pasko que apresenta um retrato da presença ucraniana no sul do Brasil contemporâneo. “A tradicional mostra de cinema francófono conta com uma seleção de 12 filmes, em sua maioria inéditos nas telas brasilienses”, comenta Matthieu Bernard, diretor da Aliança Francesa de Brasília.

“Especialmente na capital do país, a língua francesa constitui uma maneira de acessar o mundo de hoje, é uma ferramenta de comunicação, de reflexão e de criação que favorece a troca de experiências, a mobilidade acadêmica e de maneira geral, o diálogo intercultural”, afirma.

Programação completa no site: culturabancodobrasil.com.br/portal/semana-da-francofonia-5/

 A FRANCOFONIA
A francofonia nasceu da iniciativa de três eminentes francófonos e Chefes de Estados africanos: Léopolde Sédar, Senegal; Habib Bourguiba, Tunísia, e Hamami Diori, do Níger. O dia 20 de março foi escolhido como Dia Internacional da Francofonia por ter sido a data da assinatura da Convenção da criação da Agência de Cooperação Cultural e Técnica (ACCT) em Niamey, Niger, no ano 1970.
Em 1997, a ACCT foi transformada em Organização Internacional da Francofonia (OIF) por disposição adotada durante a Cúpula realizada em Hanói, Vietnã, revisada em 2005, durante a Conferência de Antananarivo, Madagascar.
Trata-se de um dispositivo institucional que organiza as relações políticas e de cooperação entre os estados e governos da OIF.  Comunidade linguística, que envolve entidades estatais e governamentais que têm em comum a língua francesa e compartilham valores humanistas, culturais e democráticos.
Em janeiro de 2015, a Sra. Michaëlle Jean, canadense de origem haitiana, ex-governadora geral do Canadá, foi empossada como nova secretária geral da Organização Internacional da Francofonia. Ela se tornou a primeira mulher e a primeira personalidade não africana a ocupar esse alto cargo. A Sra. Jean deixou com sua família seu país natal, Haiti, e foi para o Canadá fugindo da ditadura de Duvalier quando ela tinha apenas 11 anos de idade.
Atualmente, a OIF integra 80 países espalhados pelos cinco continentes, sendo 54 membros, 23 observadores e três estados associados.
A 21ª edição do Festival da Francofonia, em Brasília, é presidida pela Embaixada do Gabão.

Serviço:
Festival da Francofonia
Mostra de cinema
Data: De 21 a 31 de março
Local: CCBB
Endereço: SCES Trecho 2, Lote 22 – Asa Sul, Brasília – DF
Entrada franca, mediante retirada de ingressos 1h antes do evento, na bilheteria
Horários e classificação indicativa disponíveis no site www.bb.com.br/cultura e no facebook.com/ccbb.brasilia
+ Infos: (61) 3108-7600

Show de Mathieu Boogaerts
Data: 20 de março
Horário: 20h
Local: CCBB
Endereço: SCES Trecho 2, Lote 22 – Asa Sul, Brasília – DF
Entrada franca, mediante retirada de ingressos 2h antes do evento, na bilheteria
Horários e classificação indicativa disponíveis no site www.bb.com.br/cultura e no facebook.com/ccbb.brasilia
+ Infos: (61) 3108-7600