Por Paula Pratini
Em cartaz a partir de hoje, ‘O Mistério do relógio na Parede’ traz Jack Black e Cate Blanchett em um filme de aventura e fantasia para crianças.
O longa dirigido por Eli Roth foi baseado no livro homônimo de John Bellairs e destaca a vida dos feiticeiros e mágicos modernos em uma história bem ambientada nos anos 50, com destaque para cenografia e figurino dos personagens.
Você vai se lembrar de ‘Harry Potter’ por exemplo quando ver a movimentação do vitral na parede, ‘Jumanji’ e ‘Goosebumps’ com seus bonecos e seres animados e até mesmo uma pitada de filmes de terror, mas sem criar uma atmosfera extremamente assustadora. Também ‘Dr. Strange’ com o poder que veem de suas mãos e alquimia. Destaque para a poltrona que é um animal de estimação e parece um cachorro, ao estilo ‘A Bela e a Fera’.
O pequeno Lewis (Owen Vaccaro) acaba de perder os pais em um acidente de carro e vai morar com o tio esquisitão Jonathan em um casarão com relógios e relíquias por todos os lados. Lá o menino conhece a elegante e educada Mrs.Zimmerman (Cate Blanchett), a vizinha e melhor amiga de Jonhathan.
Os dois passam os dias implicando um com o outro, inventando apelidos, mas são muito unidos. Lewis também é meio esquisito como eles, então a sintonia da nova família é perfeita.
Na escola o menino se sente meio deslocado e sofre bullying. É do tipo estudioso e avesso aos esportes e só se relaciona com o rebelde ao estilo James Dean, Tarby (Sunny Suljic), porque o garoto está com o braço quebrado e precisa de votos no grêmio do colégio.
Barulhos misteriosos dentro no casarão deixam o menino em alerta todas as noites e então ele resolve se aventurar e tentar descobrir o que acontece por alí. Revelações e segredos são desvendados e revelados, e, Lewis começa desenvolver suas aptidões como bruxo com os ensinamentos de seu tio.
Um fantasma do passado retorna para amedrontar os vivos e seu nome é Isaac Izard (Kyle Maclachlan). Ele pretende se vingar pelos horrores que sofreu na guerra e o pacto sombrio que fez há muito tempo atrás. Jonhathan era o seu melhor amigo e os dois trabalhavam juntos em shows de magia e ilusionismo, mas o lado negro e perverso de Isaac Izard separou os dois.
Uma batalha entre o bem e o mal é declarada e os três precisam se unir para vencê-la. Espere por divertidas situações e suspense.