Heloisa Buarque de Hollanda

Heloisa Buarque de Hollanda

De 25 a 28 de agosto, as mulheres ocupam o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) com a realização da jornada Diálogos sobre o Feminino, encontro organizado para debater a presença das mulheres nas artes contemporâneas no Brasil. O projeto inclui representantes das artes visuais, da história e crítica de arte, da literatura do teatro, do jornalismo, das ciências políticas e da sociologia. Performances artísticas entremeiam as atividades divididas em quatro eixos temáticos.
O primeiro deles, denominado Olha quantas mulheres na arte brasileira, abre uma reflexão sobre a participação feminina ao longo da História e das artes brasileiras. O tema será debatido no dia 25 de agosto com mesa-redonda formada pela ensaísta e crítica literária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Heloisa Buarque de Hollanda e a escritora e professora da Unicamp, Luana Saturnino. A mediação será da pesquisadora Roberta Barros e o encontro começa às 19h30.
Também na abertura, Silvia Moura, encena a performance  À beira de, às 18h30. Com uso de objetos aleatórios, a artista cearense convida o público a recriar narrativas, memórias e movimentos coletivos.
Eu, feminista? será o segundo eixo temático debatido no dia 26 de agosto pelas artistas plásticas Ana Maria Tavares e Simone Michelin. E terá performance de Bete Esteves (RJ) e Roberta Barros, a partir das 18h30.
O uso do corpo feminino como elemento de contestação é tema do terceiro eixo Corpolítico: corpo, identidade, performance, política. São duas performances, encenadas por Jaqueline Vasconcellos (Não alimente os animais) e Laís Castro (Fade out do olhar), ambas a partir das 18h30. O debate acontece às 19h30 do dia 27 de agosto, com Flávia Biroli (DF), Viviane Matesco (RJ) e a transfeminista Helena Vieira (CE).
O encerramento da jornada será no domingo, dia 28 de agosto, e contempla os artivismos de mulheres negras com o debate Black is beautiful – Beleza-arte-corpo-militância entre as jornalistas Semayat Silva e Oliveira e Berenice Bento, a partir das 18h. Mais cedo, às 17h, haverá a performance da artista carioca, Sandra Rodrygues e do coletivo Tres Pe, representado pela artista de Goiás, Marcela Campos.
Todas as atividades são gratuitas. Para participar das mesas-redondas é preciso retirar senha na bilheteria com uma hora de antecedência.

SERVIÇO
Diálogos sobre o feminino
DATA: De 25 a 28 de agosto (Quinta a domingo)
LOCAL: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília – Setor de Clubes Sul, Trecho 2, próximo à ponte JK
Entrada franca – distribuição de senhas com uma hora de antecedência para as mesas-redondas.
Debates e mesas-redondas têm classificação indicativa livre.
Para demais atividades, favor consultar a programação completa
Programação Completa http://culturabancodobrasil.com.br/portal/dialogos-sobre-o-feminino-3/