Para ampliar as possibilidades de interação do visitante com as exposições em cartaz, o Centro Cultural do Banco do Brasil desenvolve o projeto CCBB Educativo. E para a mostra “Ciclo – criar com o que temos”, propõe um verdadeiro mergulho por meio de atividades lúdicas que exploram diversas linguagens, caminhos para conhecer e interagir com o rico universo de 14 artistas, de 12 países, criadores de obras feitas a partir de materiais industrializados.
As dinâmicas são pensadas para valorizar a arte como uma linguagem acessível a todos, permitindo que o público se aproxime e se familiarize, e seja mais do que um simples espectador. No CCBB Educativo os participantes serão agentes criadores de arte a partir de materiais do dia a dia, conferindo novos significados e reinventando maneiras de ver e sentir as coisas.
Durante os finais de semana da mostra, adultos e crianças poderão participar da programação gratuita. Durante a semana, a exposição recebe visitas agendadas de escolas do DF ou grupos interessados em aprofundar mais a visitação.
A Visita Mediada à exposição, que reúne mais de 15 instalações e esculturas espalhadas pelo CCBB, é o ponto de partida para explorar melhor as atividades criadas pela equipe da Sapoti Projetos Culturais – responsável pelo CCBB Educativo. Para além de um simples passeio guiado pela mostra, o educador estimula os visitantes a falar sobre suas impressões e trocar experiências que tenham relação com o tema exposto.
Em Cantos e Contos, atividade de contação de histórias com suporte de bonecos e música,os visitantes podem explorar o universo de contos que trazem a transformação como mote, como é o caso da clássica história da Bela e a Fera, um dos contos apresentados.
Em Musicando, a experiência explora os sons tirados dos elementos da casa, como panelas e livros. Ainda o Laboratório Aberto e o Laboratório de Artes Visuais complementam as atividades que são realizadas aos sábados e domingos, durante todo o período da mostra – que fica no CCBB Brasília de 05 de fevereiro a 20 de abril de 2015.
Confira a programação completa e participe.
SOBRE A MOSTRA CICLO – CRIAR COM O QUE TEMOS
A exposição “Ciclo – criar com o que temos” reúne trabalhos antológicos de 14 artistas de diferentes gerações e nacionalidades. As obras expostas são pautadas por uma única e instigante questão: a urgência e relevância de produzir uma arte a partir de elementos do mundo, conferindo novos significados a materiais e reinventando maneiras de ver e sentir as coisas. A mostra pretende estabelecer uma espécie de ponte entre um momento fundador da arte contemporânea – a criação, há exatamente um século, dos primeiros ready-made por Marcel Duchamp – e a fértil reinvenção desse tipo de operação nos dias de hoje.
Os materiais explorados são os mais diversos: câmaras de pneus, palitos de dente, dejetos eletrônicos, armas, doces, veículos e até mesmo lixo. As técnicas também são propositalmente inusitadas, mescladas e ousadas. As 15 grandes instalações e esculturas que serão espalhadas pelo CCBB Brasília incluem a impactante intervenção externa de autoria do alemão Michael Sailstorfer, feita a partir de câmaras de pneu entrelaçadas, e o enorme autorretrato do canadense Douglas Coupland intitulado “Gum head”, sobre o qual os visitantes serão orientados a colar chicletes mascados.
* MAIS SOBRE AS ATIVIDADES DO CCBB EDUCATIVO
Em Cantos e Contos – Sábados e domingos, 11h e 15h
Em Cantos e Contos | Como mediar o conteúdo de uma exposição com histórias? Ao incluir histórias na programação, é sugerido ao visitante um novo olhar sobre as obras expostas. Para que a história se desenrole usa-se o faz de conta. Quando o visitante se transporta para o papel de ouvinte, ele está compactuando com a ficção. Existe melhor forma de viver experiências? Indicação: a partir de 5 anos
Serviço:
CCBB Educativo – Brasília
Ciclo – criar com o que temos
Sábados e domingos
Atividades diversas que interagem com as mostras – vide programação
Informações e agendamentos para grupos e escolas: (61) 3108-7623/7624
O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de quarta a segunda-feira. Consulte todos os locais e horários de saída no site e no Facebook.
Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF Tel: 61 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br Site: bb.com.br/cultura
Redes sociais:facebook.com/ccbb.brasilia e twitter.com/CCBB_DF