Durante todo o mês de março, o espetáculo “Cartas Para Elsi” passará por diversos pontos do Distrito Federal, encantando crianças e adultos. A turnê se inicia em Taguatinga, nos dias 9 e 10, segue para o Gama, nos dias 16 e 17, Asa Sul, no dia 24 e finaliza na Ceilândia, no dia 31.

As apresentações de Taguatinga, Gama e Ceilândia são gratuitas, e custam R$10 (a meia entrada) no Plano Piloto.

A narrativa mescla fatos reais com ficção e retrata a história dos últimos meses de vida do escritor tcheco Franz Kafka e sua bela amizade com a garotinha Elsi.

A adaptação é da cia brasiliense Trupe Trabalhe Essa Ideia, juntamente com a DeAraque Iniciativas Teatrais. Com direção geral de Paula Hesketh, direção cênica de Gabriela Abreu e coreografias de Fernanda Vasques, o espetáculo traz a mistura de teatro e dança, além de um surpreendente cenário que prende a plateia com sombras e projeções.

O enredo é ambientado na década de 20 e conta a história da garotinha Elsi. Tristonha, ela estava em busca de sua boneca “Brígida”, que havia desaparecido misteriosamente. Um escritor, que caminhava pelo parque, encontra a menina e, para consolá-la, diz ser um carteiro de bonecas. Então, ao longo de um ano, ele passa a escrever-lhe cartas de sua querida boneca, vindas de várias partes do mundo.

Para a diretora Gabriela Abreu, a peça fala sobre como determinados eventos, aparentemente inofensivos, podem mudar o curso da vida.

“Quando se encontram, Elsi e Kafka estão em momentos de definição em suas vidas: Kafka, que já lutava contra a tuberculose há anos, vê a doença se agravar, enquanto Elsi está crescendo e precisa encarar todas as consequências do abandono da infância.”, comenta.

“São períodos assustadores para os dois. Encontrar Elsi dá um senso de propósito à vida de Kafka. E são as lições que Kafka, por meio de Brígida, fornece a Elsi que mostram a ela sobre a mutabilidade da vida, e sobre a importância de se enfrentar o inesperado com coragem e otimismo”, analisa Gabriela.

O espetáculo é um convite a toda a família. “Geralmente temos peças essencialmente infantis ou essencialmente adultas. Nossa proposta é contar uma história que possa atender a todas as idades, sem menosprezar o público infantil nem sermos simplistas demais para o público adulto”, finaliza a diretora.

Serviço:
Turnê Espetáculo Cartas Para Elsi
Taguatinga: 9 e 10 de março, às 18h – SESC Paulo Autran (Entrada Franca)
Gama: 16 e 17 de março, às 18h – SESC Paulo Gracindo (Entrada Franca)
Asa Sul: 24 de março, sessão às 16h e às 18h – Teatro Goldoni, Casa D’Italia – Ingressos: R$10 a meia
Ceilândia: 31 de março, sessão às 16h e às 18h – SESC Newton Rossi (Entrada Franca)
Classificação Livre.