A Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge acaba de lançar a programação do Carnaval de 2019. Localizada na Vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, realiza shows de grandes artistas da cultura popular durante o ano todo. Quem visita a região tem o privilégio de aliar as cachoeiras, mirantes e a natureza exuberante do Cerrado com atrações culturais de muita qualidade. Segue a programação:
Sexta (01/03): Dona Gracinha da Sanfona
A musicista Maria Vieira da Silva, mais conhecida como Dona Gracinha, começou a tocar acordeon com oito anos de idade. Autodidata, mudou-se do Piauí para Brasília, na construção da capital. Hoje, aos 69 anos dissemina a cultura musical com sua sanfona pé-de-bode de oito baixos, instrumento herdado do pai do grande Luiz Gonzaga. Sua especialidade é o forró. O talento e a alegria que a sanfoneira traduz em suas apresentações musicais -acompanhada por zabumba (Flavio Leão) triângulo (Chico rosa), voz e violão (Gabriel Lourenço).
Sábado (02/03): Carimbloco
O carimbloco, iniciativa do mestre Silvan Galvão, agrega batuqueiros, sopristas e dançarinos numa grande brincadeira que gira em torno do carnaval e da cultura popular amazônica. No repertório, o carro chefe é o carimbó, mas também há espaço para outros ritmos como as toadas de boi e lundu. A parede percussiva traz instrumentos típicos: curimbós, maracas e caixas de marabaixo. Banjos e violões na harmonia. Flautas, clarinetes e coro de vozes dão conta das melodias. Dançarinos e dançarinas rodam a saia, pisam o chão e sacodem os chapéus. O Carnaval carimbolou!
Domingo (03/03): Conrado Pera
Conrado Pera é um cantor e musicista paulista que vive em Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. Para aperfeiçoar-se como artista, saiu de São Paulo em busca de novas experiências musicais voltadas especialmente à cultura popular. Nesta caminhada conviveu com grandes mestres do coco e do maracatu, responsáveis por parte de sua formação como artista. É uma das joias da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, que tem a honra de recebê-lo frequentemente em seu palco.
Segunda (04/03): Silvan Galvão e Carimbloco
O percussionista, cantor, compositor e pesquisador de Santarém (PA) Silvan Galvão desenvolve um trabalho baseado nos ritmos regionais amazônicos, como o carimbó, marabaixo, batuque e o lundum marajoara, explorando uma linguagem universal nos arranjos, e inserindo-os assim no contexto contemporâneo. Volta à Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge acompanhado do Carimbloco pra carimbolar geral.
O Baile do Seu Dedé já é tradição na Vila de São Jorge. Adelídeo Ferreira de Almeida (Seu Dedé) é raizeiro e sanfoneiro da Chapada dos Veadeiros. Além de preparar remédios naturais pra muitas pessoas, é na viola caipira e na sanfona que encontra ainda mais alegria na vida. No Carnavaleiro, se apresentará mais uma vez no palco da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Convidará os amigos músicos da Vila pra uma noite encantada, com muita música e um forró gostoso de dançar no salão.
Conheça mais sobre ele nos vídeos do OYÁ Coletivo, da Chapada dos Veadeiros, que atua na área audiovisual com o objetivo de preservar e conhecer o bioma Cerrado por meio da disseminação da cultura tradicional.