Eu queria ser arrebatada, amordaçada e, nas minhas costas, tatuada - Foto1

Eu queria ser arrebatada, amordaçada e, nas minhas costas, tatuada

A 15ª edição da ‘Mostra de Filme Livre’ acontece no CCBB entre os dias 13 de abril e 02 de maio. Este ano, serão exibidos 175 filmes escolhidos em uma seleção de 1.342 produções.
“São curtas infantis, longas de horror, documentários, videoartes e abstrações que passam em loop nas ‘Cabines Livres’. São quase duzentos filmes que mostram a versatilidade, a potência e a poesia do cinema possível brasileiro”, afirma Guilherme Whitaker, um dos curadores da Mostra, ao lado de Gabriel Sanna, Chico Serra, Diego Franco, Ricardo Mansur, Christian Caselli e Pedro Dantas.
Os filmes da MFL são distribuídos em sessões diversas. ‘Longas Livres’, ‘Panoramas Livres’, ‘Mundo Livre’ e ‘Outro Olhar’.
A tradicional ‘Mostrinha’ vem novamente com curtas voltados ao público infantil e a ‘Cabine Livre’ será montada em um espaço especialmente para a exibição em loop de obras de videoarte. Na mostra ‘Coisas Nossas’, o público pode ver filmes feitos pelos curadores e pela produção da MFL. Já a sessão Caminhos apresenta filmes realizados em oficinas e escolas de cinema.
A Destaques deste ano põe em foco a obra dos cineastas Cristiano Burlan, Pedro Dantas, Louise Botkay e os Autores Livres trazem curtas e longas de diretores já homenageados e/ou premiados nas MFLs anteriores.

Todasascoresdanoite_01_Foto_BetoMartins

Todas as cores da noite Foto:Beto Martins

A MFL este ano conta com novas sessões. A começar pela Panaméricas Latinas, resultado da expansão da mostra pela América Latina ao longo das últimas edições. Pela primeira vez foram selecionados filmes livres de países vizinhos. Um deles, o Chile, terá inclusive uma sessão específica, a Especial Chile em Cine. Outra sessão inédita em Brasília é a Biografemas, conjunto de filmes que traçam um diálogo com obras de artistas em diferentes tempos e linguagens.
O representante único do DF na MFL, o filme “A Capital dos Mortos II”, é a segunda parte da saga de terror trash do cineasta Tiago Belotti. Após a sessão do dia 30/4, Belottii participa de um debate aberto ao público com mediação de Christian Caselli, curador da mostra e expert em cinema trash.

sabotage_maestro_do_canao2

Sabotage-Maestro do Campão

Oficina de GIF à Milanesa – Este ano, a MFL promove em Brasília uma oficina de GIF – Graphics Interchange Format, algo como “formato para intercâmbio de gráficos”, manifestação visual de arte sequencial que tomou a internet de assalto pelo imediatismo de sua difusão e pela facilidade de sua feitura. Quem monitora a oficina é Leo Pyrata, cineasta e artista visual que atua nos cinemas mineiro e pernambucano, tendo dirigido, montado e roteirizado diversos filmes desde 2010.  As inscrições serão gratuitas pelo site da MFL em meados de abril.

Serviço:
15ª Mostra de Filme Livre
Data: de 13/04 a 02/05
Local: CCBB-SCES trecho 2 lotes 22
Informações e horários: www.mostradofilmelivre.com e bb.com.br/cultura
Entrada franca.