Duas palestras prometem movimentar o mês de março, dentro da programação da edição de 2022, do Território Criativo, que qualifica profissionais do segmento cultural e da economia criativa do DF e que será realizado de forma híbrida, com eventos presenciais e virtuais.

No dia 22 de março, às 19 horas, a atriz Adriana Nunes, do grupo “Os Melhores do Mundo”, realiza palestra presencial, no Espaço Cultural Ary Barroso, no Sesc da 504 Sul, que terá como tema “Empreendedorismo Feminino, Machismo e Outras Coisas”.

A comediante vai falar das dificuldades que enfrentou, e ainda enfrenta, como mulher no meio artístico. Uma visão particular, mas que vale para mostrar a luta e dificuldades que as mulheres encontram para se posicionarem neste mundo ainda tão regido por parâmetros masculinos. Mas tudo isso será tratado com muito humor, criatividade e risada.

No dia 24 será a vez do produtor e sócio do Capital Moto Week Entretenimento, Pedro Affonso falar sobre “O Produto Cultural como Negócio”. A palestra será online e será  transmitida às 20 horas, pelo canal do youtube do Território Criativo DF ( bit.ly/canalyoutubetc).

Na palestra, Pedro vai dividir sua experiência ao longo desses 18 anos de um dos eventos mais badalados da América Latina. Pedro vai falar dos desafios, estratégias e dicas de como posicionar o produto cultural no mercado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.territóriocriativodf.com.br

Sobre o Projeto

A edição 2022 do projeto Território Criativo atua na qualificação de profissionais da cultura e da economia criativa do DF. Uma cadeia produtiva que gera empregos e movimenta a economia local e que representa 1,5% do mercado local com mais de 30 mil profissionais atuantes.

Segundo o IBGE, em 2018, esses números representaram uma movimentação para o DF de cerca de R$ 7 bilhões ao ano, confirmando assim sua força de produção local e seu alto potencial de inovação e inclusão social. E é com foco neste cenário, que a Lente Cultural- entidade realizadora dessa edição – lançou seu olhar para o Projeto Território Criativo– propondo um conjunto de atividades formativas que colaborem com o desenvolvimento pessoal e técnico de pessoas que trabalham na economia criativa do Distrito Federal e entorno, mantendo esses empreendedores atuantes, criativos e inovadores, produzindo impacto e conquistando espaço econômico.

Ao todo estão previstas a realização de 10 lives, 5 cursos, 5 oficinas, 2 mentorias, 6 palestras, 24 consultorias, 8 meetings para os Conselhos Regionais de Cultura e 8 mutirões relacionados ao CEAC- Cadastro de Entes e Agentes Culturais, resultando na oferta de mais de 600 vagas de capacitação profissional e cerca de 700 atendimentos de qualificação de profissionais e empreendimentos criativos.

Boa parte da programação será transmitida, simultaneamente, pelo canal do Youtube oficial do projeto, com gravação para posterior disponibilização no site do Território Criativo.

As ações do Território Criativo 2022 serão pautadas em cinco eixos da economia criativa: Planejamento Estratégico, Gestão, Inovação, Empreendedorismo e Comunicação, difundindo conhecimento prático e teórico sobre novos modelos de negócios.  Estamos vivendo a chamada 4ª Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, marcada pela convergência e sinergia de tecnologias digitais, físicas e biológicas. Falamos aqui de mudanças significativas na cultura organizacional da indústria, na conectividade e na gestão inteligente de dados. “Preparamos uma programação ampla visando à formação e qualificação dos profissionais e empreendedores que atuam nos setores criativos. Com a pandemia foi preciso se reinventar e encontrar novos caminhos para fazer cultura e acredito que esse é o momento ideal”, afirma Carol Peres, gestora de projetos da Lente Cultural.

O Território Criativo conta ainda com o patrocínio da Secec – Secretaria de Cultura e Economia  Criativa, que acredita muito na importância e na força do projeto para o segmento de cultura. “O Território Criativo tem como principal objetivo o fortalecimento da cadeia da economia criativa do Distrito Federal, capacitando o cidadão comum, em especial aqueles das Regiões Administrativas com menor índice de desenvolvimento humano, com foco em geração de emprego e renda”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa Bartolomeu Rodrigues.

Para além da capacitação pessoal, a proposta é formar agentes multiplicadores para que, em conjunto, possam transmitir os conhecimentos adquiridos para outros agentes culturais em suas comunidades e grupos locais, fortalecendo a rede de atuação profissional do eixo econômico cultural local.  A questão da sustentabilidade também está presente na proposta do projeto que prevê levar ao agente cultural, informações e preceitos dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, agenda proposta pela ONU até 2030 e que levam em 17 objetivos, entre eles a questão climática, educação, bem estar, saúde e erradicação da probeza, metas de melhorias para uma sociedade inclusiva e sustentável.

A acessibilidade também é um ponto a se destacar no projeto, que traz além da interpretação Libras, conteúdos acessíveis com leitura descritiva, legendagem e texto alternativo, garantindo assim que pessoas com deficiência possam participar ativamente e com mais autonomia das ações formativas

CARAVANA TERRITÓRIO CRIATIVO E O PROGRAMA TERRITÓRIO CRIATIVO + LAB

Um dos destaques dessa edição promete ser o programa Caravana Território Criativo, que inspirado nas caravanas e carreatas de ações sociais, contará com uma carreta do SENAC que vai promover a itinerância de consultorias para profissionais e empreendedores culturais e atividades para os Conselhos Regionais de Cultura nas regiões administrativas do DF. Serão comtempladas 8 macrorregiões adotadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF atendendo dessa forma todas as regiões administrativas do entorno, Plano Piloto, Lago Sul e Lago Norte. A Caravana tem duração de seis dias em cada macrorregião.

Já o programa Território Criativo + LAB traz o conceito dos laboratórios criativos, da prática coletiva e conhecimentos técnicos das profissões do setor criativo, e como espaço de autoconhecimento, intercâmbio de informações e de profissionais, aprendizagem e aperfeiçoamento individual e coletivo, visando o aprimoramento e qualidade no desenvolvimento de projetos, produtos e ações no setor cultural. As atividades serão desenvolvidas em quatro níveis de abordagem: Curso, Oficina, Palestra e Mentoria – possibilitando ao participante uma experiência coletiva, e individual, no seu processo formativo, com a máxima imersão possível nos conteúdos e materiais disponibilizados.

HISTÓRICO

O Programa Território Criativo, instituído por meio da portaria nº 251 de 2017 consiste na atuação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF para oferecer uma agenda integrada à economia criativa do DF. Tem como objetivo fortalecer cadeias e arranjos produtivos intensivos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrado da economia local. Por meio de seus eixos de ação, o programa desenvolve recursos e processos formativos voltados para criação de competências técnicas e gerenciais, o fortalecimento de arranjos produtivos e de mecanismos de apoio financeiro, a difusão de dados, informações e tecnologias, e a promoção de um ambiente de negócios propício ao desenvolvimento estruturado do mercado criativo local.

TERRITÓRIO CRIATIVO EDIÇÃO 2022

A programação e as inscrições gratuitas para todas as ações do projeto podem ser feitas no site www.territoriocriativodf.com.br