O Distrito Federal conseguiu emplacar apenas dois filmes para 47º edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, os selecionados foram o longa Crônicas de uma Cidade Inventada de Luísa Caetano e Branco Sai. Preto Fica de Adirley Queirós.
O jurados Alexandre Cunha, Daniela Capelato, Erika Bauer, Helena Ignêz, Marcelo Ikeda foram os responsáveis pelas escolhas dos longas e André Leão, Carla Osório, Frederico Cardoso, Guilherme Whitaker, Indaiá Freire pelas indicações dos Curtas-Metragens.
O resultado saiu na manhã desta quinta-feira, dia 31 de julho, no Auditório II do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, onde o Secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira, o Coordenador Geral do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Miguel Ribeiro, e a Coordenadora Adjunta, Sara Rocha, anunciaram a lista de filmes selecionados para as Mostras Competitivas da edição de 2014 do evento.
Em 2014, foram 612filmes inscritos. O número expressa o vigor do cinema brasileiro. Na edição que acontece de 16 a 23 de setembro, o evento voltará a ter o tradicional formato de duas mostras competitivas oficiais: a Mostra Competitiva de Longa-Metragem e a Mostra Competitiva de Curta-Metragem, integrando divisão por gêneros – documentário, ficção e animação. O festival ampliará a proposta de descentralização, levando as exibições também para outras cidades do Distrito Federal, mas em formato diferente do que vinha sendo feito nos últimos anos. A Mostra Brasília (com realização da Câmara Legislativa do DF) ganhará o horário nobre das 18h e será acrescida de mostras paralelas, debates, oficinas, seminários, dentre outras atividades.
Lista completa do selecionados
Longas
Branco Sai. Preto Fica (DF), de Adirley Queirós
Brasil S/A (PE), de Marcelo Pedroso
Ela Volta na Quinta (MG), de André Novais Oliveira
Pingo d’Água (PB), de Taciano Valério
Sem Pena (SP), de Eugenio Puppo
Ventos de Agosto (PE), de Daniel Mascaro
Curtas
B-Flat (SP), de Mariana Youssef
Bashar (SP), de Diogo Faggiano
Castillo y el Armado (RS), de Pedro Harres
Crônicas de uma Cidade Inventada (DF), Luísa Caetano
Estátua! (SP), de Gabriela Amaral Almeida
Geru (SP), de Fábio Baldo e Tico Dias
La Llamada (SP), de Gustavo Vinagre
Loja de Répteis (PE), Pedro Severien
Luz (RJ), Gabriel Medeiros
Nua por Dentro do Couro (MA), de Lucas Sá
Sem Coração (PE), de Nara Normande e Tião
Vento Virado (MG), de Leonardo Cata Preta