Após aclamado retorno às passarelas com o desfile da coleção Outono/Inverno 2016 no Minas Trend, a conceituada estilista mineira Sonia Pinto organiza uma série de lojas temporárias pelo Brasil. Em Brasília suas criações estarão entre os dias 13 a 18 de junho na unidade do salão HÉLIO, no Lago Sul depois de passar por Recife e Rio de Janeiro. Além da coleção feminina, Sonia Pinto coloca também nas araras sua recém-lançada coleção masculina.
Entre tantas personalidades que prestam reverência a ela, está a artista plástica Adriana Varejão, a cantora Fernanda Takai, a atriz Vera Holtz e, mais recentemente, a precursora da arte performática, Marina Abramovic. Dela, Sonia ouviu: “Sabe por que gosto de sua roupa? Porque ela tem espaço para a alma. Você é uma artista porque já nasceu assim”, elogiou.
O estilo de Sonia Pinto cultua as formas indefinidas, e as roupas se transformam em esculturas em movimento. No caminho oposto do consumo descartável está a beleza atemporal e levemente andrógina, sempre em formas confortáveis e inusitadas. O luxo vem nos tecidos importados de alta qualidade e nas modelagens assimétricas, onde cada detalhe reflete sua paixão pelo perfeccionismo.
Na nova coleção masculina, Sonia olha para o homem contemporâneo, de bom gosto, irreverente e propõe um básico refinado.
O acabamento de cada peça é feito à mão e o resultado final é uma preciosidade, seja uma camiseta, um vestido ou um casaco de alfaiataria. “A essência de uma coleção é a modelagem. Hoje, essas profissionais tão valiosas estão cada vez mais raras. Em segundo lugar, vem a matéria-prima: as duas andam juntas”.
Ela também promove eventos de arte no Espaço Sonia Pinto de Belo Horizonte e no Espaço Sonia Pinto de São Paulo. Em 2015, com a mostra “Preciosidades” reuniu talentos como a ceramista Kimi Nii, Bia Bender com esculturas pintadas, Américo com trabalhos em arame e Rita Lessa, com pinturas, tapetes e objetos marcados por pinceladas artsy. Também apresentou uma série limitada de écharpes ilustradas pelo artista plástico Fernando Vilela, que desde 2012 tem duas obras incorporadas ao acervo do Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova York. E também fez um trabalho de pop-up store em Recife e Brasília, super bem sucedido. Em 2010 organizou uma exposição de peças únicas com pintura manual, que foi um grande sucesso.
Sonia Pinto nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, e começou a trabalhar aos 12 anos em uma loja de tecidos. “Naquela época, aprendi a conhecê-los e nasceu a paixão pelas texturas, mesmo sem prever que, em algum momento, esse conhecimento iria se aprofundar, e um dia se tornaria minha especialidade: reconhecer todas as matérias-primas pelo cheiro e pelo toque. “Requinte vem da alma”, costuma dizer.
E sua alma sempre une moda e arte com delicadeza incomum!
Pop Up Store Sonia Pinto
De 21 a 29 de junho
Salão HÉLIO no Lago Sul- SHIS QL 08, conj 01, casa 3- 3364-2000
Horários: Segunda das 15h às 20h
Terça a sábado das 10h às 20h