Contempladas em editais do programa Conexão Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Camilla e Patricia, parceiras há cinco anos, embarcaram em uma jornada de pesquisa e imersão no universo infinito de possibilidades na arte de produzir obras artísticas em vidro.
O local escolhido, para realizarem seus trabalhos, foi o Berengo Studio no arquipélago de Murano, em Veneza (IT).
O estúdio é reconhecido mundialmente por apresentar o vidro ao mundo da arte contemporânea, e Murano, por sua vez, faz fama desde o século XIV ao abrigar fornalhas de onde saem peças em vidro e cristal de alta qualidade.
No Berengo Studio, Bagniewski aprimorou técnicas e conhecimentos, acumulados há mais de 20 anos dedicados à arte, através de Residência Artística. Enquanto Stefanini cumpriu seu Intercâmbio Cultural ao acompanhar o cotidiano do Studio e registrar a produção de arte contemporânea em vidro, tendo como objeto a experiência pessoal, artística e técnica de Patricia.
Por meio de imagens e sons hipnotizantes, o documentário SILICA conduz o olhar de quem o assiste ao mostrar a união dos quatro elementos – água, fogo, ar e terra, que resultam em arte na aplicação de técnicas como o sopro em cana, moldagem e fusão.
Para Patricia, “o vidro é um material antagônico, pois é a um só tempo sólido e líquido, perto e longe, onde os olhos dançam em sua transparência”.
A diretora Stefanini acredita apresentar um registro importante para a cultura nacional, “SILICA ressalta a carreira e obra de uma das poucas mulheres brasileiras que dominam diferentes técnicas na arte em vidro, destaca.
O filme é uma produção da UN1DADE Audiovisual, dirigida por Camilla Stefanini, e FUZJA Studio, de Patricia Bagniewski.
Serviço:
Documentário: “SILICA”
Pré-estreia: 20 de abril de 2021
Temporada em cartaz: do dia 20 às 20h00 até o dia 21 às 20h00 (24hrs no ar)
Exibição gratuita no site: https://un1dade.com