expo leiExposição da artista brasiliense com curadoria de Manuel Neves traz obras que retratam com sensibilidade a figura feminina.

Como parte da programação do Ciclo de Encontros Hill House, que será realizado nesta quarta-feira (10), a loja de design brasileiro em parceria com a Referência Galeria de Arte, irá abrigar a exposição “Seu Sorriso Vertical”, que apresenta pinturas da artista brasiliense Clarice Gonçalves e tem curadoria de Manuel Neves. Além disso, a artista plástica Valéria Pena-Costa irá assinar a vitrine especial – uma instalação de arte que mistura seu universo lúdico e criativo com peças de mobiliário. O evento contará ainda com bate papo com o designer Fernando Mendes, um dos principais nomes do design brasileiro e discípulo de Sérgio Rodrigues, falecido na semana passada.

Clarice Gonçalves faz suas criações a partir de imagens aleatórias, preferencialmente aquelas esmaecidas pelo tempo em que não se pode mais ver um rosto real. “Gosto de ver fotos de livros e retratos de famílias, em especial as que não conheço. Delas, tiro o âmago da imagem, sua essência para escrever uma outra história”, afirma a artista. Sua obra, segundo o curador da mostra, é consequência tanto de uma profunda experimentação técnica formal, como de um interesse pelas imagens produzidas pelos veículos de comunicação de massa, em particular a internet. “Essas imagens dão conta do horizonte de realidade em nossa sociedade massificada pós-capitalista”, destaca Manuel Neves.

Para ele, a obra da artista é a confluência de duas narrativas em permanente diálogo e em constante tensão: a tradição e o legado da pintura universal e nossa visualidade midiática contemporânea. A exposição, feita com exclusividade para a Hill House, é de obras realizadas entre 2008 e 2012. Tendo a mulher como tema central de sua narrativa pictórica, Clarice cria cenas teatralizadas que, por vezes, podem ser oníricas com cenas bucólicas, como um banho no lago de águas mansas e cercado de flores. Outras vezes, pode retratar o realismo incômodo de um exame médico.

“As imagens apresentam-nos em sua eventualidade um acontecimento em suspensão, perceptível por uma temporalidade regida pela memória ou a lembrança, tudo de uma voluptuosa teatralidade. Essa ambiguidade pretende representar e por consequência capturar sensações físicas e emocionais que parecem definitivamente perdidas”, destaca o curador.

“Desde sempre o ser humano convive com pinturas, e sempre gostei dessa ideia da pintura como um artefato de convivência. Nessa mostra, pela primeira vez vou poder vislumbrar o que seria a convivência das obras com mobiliário, design e ambientação em um simulacro de que uma presença humana habitaria. Uma outra relação com a pintura, poder sentar-se confortavelmente e observar, imaginar uma boa refeição e fruição da obra”, destaca a artista. Suas obras já foram expostas em todo o Brasil, além de Londres e Nova York.

A responsável pela instalação especial que ocupará a vitrine, a artista plástica Valéria Pena-Costa, é natural de Monte Carmelo, Minas Gerais, e já participou de inúmeras exposições coletivas e individuais. Seus trabalhos buscam referências no cotidiano e na natureza e se materializam em colagens, desenhos e objetos.

“A proposta da vitrine da Hill House é sensacional! As pessoas estão acostumadas a vitrines tradicionais. Já uma instalação, até pelo fascínio que desperta no público, pela certa estranheza que causa, capta a pessoa. O interessante de uma instalação é que ela tem a capacidade de abarcar o expectador, de certa forma ele se sente dentro do trabalho proposto. É uma forma de levar arte para um público muito maior”, avalia a artista plástica. A vitrine-instalação será conhecida somente no dia 10 de setembro.

Serviço:

Seu Sorriso Vertical

Data: de 10 de setembro a 31 de outubro

Visitação: de segunda a sábado, das 10h às 22h.

Local: Showroom da Hill House (CasaPark, lojas 125/126 – 1º piso)

Entrada franca

Livre para todos os públicos

Informações: 3363-5273