O programa #minhabrasília, sucesso na web desde 2013, vai abrir a temporada de homenagens ao aniversário da capital federal, que no dia 21 de abril completa 55 anos. O criativo diretor e jornalista Daniel Zukko conta que a ideia surgiu da vontade de mostrar para quem mora aqui e para o mundo, por meio de imagens e histórias de pessoas que fazem a cidade acontecer, todo o charme e o significado de ser um brasiliense.
“O #minhabrasilia é um programa que homenageia à cidade todos os dias e agora não seria diferente. Então, busquei maneiras que pudessem evidenciar as belezas e o orgulho que sentimos de viver aqui. O grande desafio foi fazer isso sem cair nos velhos clichês, valorizando pessoas e lugares. De tudo isso surgiu uma série com 8 programas especiais, que estão sendo postados na fanpage (www.facebook.com/minhabsb), e trarão histórias de pessoas que eu defino de novos candangos, por que ajudam a construir Brasília todos os dias”, explica.
Os programas #minhabrasília Embaixo do Bloco
Lançado há mais de um ano, o programa original mostra histórias de pessoas, artistas, celebridades e formadores de opinião que nasceram, moram aqui ou estão apenas de passagem, sempre fazendo uma conexão entre elas e a cidade. A entrevista acontece dentro de uma VW Brasília durante um passeio pelas ruas Brasília.
A série especial terá uma nova versão batizada de #minhabrasília Embaixo do Bloco. Ao invés do carro, as entrevistas seguem uma rotina que é muito comum aqui na cidade, afinal quem nunca bateu um bom papo embaixo do bloco? “Sempre tive uma demanda de entrevistados que não conseguia atender no programa que vai ao ar todas as semanas na web, muitas vezes por falta de espaço e do formato, e muitas histórias interessantes acabavam ficando de fora. E essa é uma grande oportunidade de abrir espaço para essas pessoas que fazem acontecer, têm um trabalho desenvolvido muitas vezes sem apoio nenhum, mas que mesmo assim não deixam de realizar e contribuir com o desenvolvimento e crescimento do local que escolheram para ser seu. E sempre com muito orgulho disso”, conta ele.
De 02 de março à 20 de abril, toda segunda-feira pela manhã entra um vídeo. A cada semana um tema diferente: arte urbana, moda, educação, cidadania e saúde, música, LGBT, comunicação e patrimônio. Logo na estreia tivemos 15 mil visualizações, com uma dupla que tem uma função social importantíssima: Pedro Sangeon e Daniel Toys. O primeiro é artista plástico, ilustrador e criador do Gurulino, personagem que estampa passagens subterrâneas, paradas de ônibus e orelhões, levando simpatia e conselhos aos passantes. O segundo, o talentoso grafiteiro que usa as tintas para pintar como uma forma de agradecimento à cidade por tudo que aprendeu nas ruas.
Já no dia 09/03 quem vai contar um pouco da sua vida é Nyedja Gennari, educadora e contadora de histórias, No dia 16/03 é a vez de do poeta Tiago Gasta, o DJ Alex Maraskin e cantora Célia Porto.