Texto causou comoção internacional e ganhou montagens mundo afora ao contar a história de uma advogada que tem acusados de violência sexual entre seus clientes. A peça, indicada ao Prêmio Shell em três categorias, terá duas sessões na capital federal, nos dias 28 e 29 de agosto, no Teatro Unip
Crédito: Annelize Tozetto
Raquel Dodge, a primeira mulher a comandar a Procuradoria Geral da República, ficou tão impactada com a peça ‘Prima Facie’, com Débora Falabella em seu primeiro monólogo, que se movimentou para levar a montagem à Brasília. De quebra, propôs repetir, a exemplo do Rio de Janeiro, onde a peça estreou, uma roda de conversa ao final do espetáculo, para o qual convidou a ministra do STF Carmem Lúcia e o ex-ministro Carlos Ayres Britto a subir ao palco ao lado dela, de Débora e da diretora Yara de Novaes nessa discussão. A temática é a violência sexual contra as mulheres e uma profunda reflexão sobre o sistema judicial.
O encontro já tem dia e horário marcados: será numa quarta-feira (28/8), quando a capital federal tem o público-alvo que Dodge pretende atingir para lotar a sala do Teatro Unip. Na sessão do dia 29 de agosto, não haverá o debate ao final.
Desde a sua estreia em Londres, em 2022, a peça seguiu uma trajetória meteórica. Escrito por Suzie Miller, o texto ganhou dezenas de montagens ao redor do mundo, conquistou a Broadway e o West End inglês, virou objeto de disputa entre produtores e inspirou debates e esforços para mudar algumas leis britânicas.
A peça, que no Brasil estreou no Rio de Janeiro e será encenada na capital da República no dia 28 de agosto, às 20h, no Teatro Unip, tem versão inédita, dirigida por Yara de Novaes e estrelada por Débora Falabella. A produção éBorges & Fieschi Produções e Antes do Nome Produções, e patrocínio da PRIO.
Em cena, Débora vive a bem-sucedida advogada Tessa, que tem acusados de violência sexual entre seus clientes. Vinda de uma família pobre, ela batalhou e venceu no complexo mundo da advocacia. Ao mesmo tempo em que experimenta o sucesso, ela precisa encarar uma crise que a obriga a rever uma série de valores e princípios, além de refletir sobre o sistema judicial, a condição feminina e as relações conturbadas entre diversas esferas de poder.
Devido ao êxito nos palcos, a autora Suzie Miler foi convidada para debater sobre o tema na última assembleia da ONU sobre o abuso de mulheres. Atualmente, ‘Prima Facie’ conta com montagens em cartaz nos palcos de países como Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Turquia, entre muitos outros.
Ficha Técnica |PRIMA FACIE
Texto: Suzie Miler
Direção: Yara de Novaes
Elenco: Débora Falabella
Tradução: Alexandre Tenório
Cenário: André Cortez
Figurino: Fabio Namatame
Iluminação: Wagner Antonio
Produção Executiva: Catarina Milani
Direção de Produção: Edson Fieschi e Luciano Borges
Realização: Borges & Fieschi Produções e Antes do Nome
Produção local (DF): Milca Luna | Maré Cheia
Serviço:
Data: 28 e 29 de agosto de 2024 (quarta-feira e quinta-feira)
Local: Teatro Unip | SGAS 913 Conjunto B Asa Sul, Brasília (DF)
Horário: 20h
Duração: 90 minutos
Classificação: 12 anos
Ingressos: R$ 20 a R$ 150
Venda de ingressos: Sympla – https://bileto.sympla.com.br/event/97301/d/272844
Após a sessão do dia 28, haverá um debate com a Ministra Cármen Lúcia, o ex-ministro Ayres Britto e a Dra Raquel Dodge