Uma estufa, plantas carnívoras, relatos que transitam entre a realidade e a ficção para debater o abuso às mulheres. Estes elementos compõem o espetáculo “ESTUFA – Um falso Testemunho”, que chega à capital no teatro da CAIXA Cultural Brasília, nos dias 9 e 10 de março. Com direção de Erica Montanheiro, o espetáculo é idealizado e protagonizado pela atriz e produtora Lauanda Varone.

A artista frequentou a Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia (GO), dos 13 aos 28 anos, e criou o projeto a partir de experiências com o médium conhecido como João de Deus, condenado por crimes sexuais após denúncias de mais de 300 mulheres.

O espetáculo tem duração de uma hora e quinze de duração, com aviso de gatilho já no início. No espetáculo, Lauanda interpreta uma personagem que recebe pessoas para uma experiência sobre plantas carnívoras. Na narrativa, nada é por acaso. Todos os elementos apresentados têm algum significado simbólico, inclusive a mistura entre fatos reais e fictícios. Para a artista, é muito forte trazer o espetáculo a Brasília, pela proximidade com Abadiânia.

“Eu estava em Abadiânia quando soube das denúncias, e vi minha história sendo contada ali. Eu ia pelo menos quatro vezes ao ano pra lá. Fiquei 1 ou 2 anos inteiros sem querer ver notícias sobre o assunto. Depois não deu mais, eu precisava transformar isso.”

Majoritariamente feito por mulheres, o projeto contou com alguns cuidados especiais ao longo do desenvolvimento. “Eu queria que a peça gerasse um debate sobre o assunto. Pensamos no projeto para que ele chegasse nas mulheres de uma forma e nos homens, de outra”, conta Lauanda
 

Serviço: “ESTUFA – Um falso testemunho”
Dia 9 de março, sábado, 19h30 e 21h20; e 10 de março, domingo, 18h e às 20h30
Local: CAIXA Cultural Brasília, Lotes 3/4, SBS Q. 4 – Asa Sul, Brasília
Ingressos: R$30 inteira, R$15 meia-entrada. Venda apenas na bilheteria física.
Classificação 16 anos
Informações: @estufaumfalsotestemunho