mini-opera-de-jorge-antunesNesse e no próximo final de semana Brasília recebe duas mini-óperas para crianças que o maestro Jorge Antunes compôs em 1994 e 1995, respectivamente O Rei de uma Nota Só e A Borboleta Azul. As duas obras, já apresentadas na capital em outra oportunidade, voltam agora à cena, com sete récitas, no Teatro Paulo Autran, do Sesc de Taguatinga, e no Teatro do Centro Cultural ADUnB. Cada uma das óperas tem duração de 30 minutos, e são apresentadas uma após a outra, com cenários mutantes. O Rei de uma Nota Só e A Borboleta Azul têm libreto e música do próprio compositor, sendo que a segunda é baseada em ideia original de Cristóvam Buarque, repassada oralmente a Antunes em 1995. A história se passa numa escola particular que tem um bosque ao fundo. O diretor quer acabar com o bosque, para construir um estacionamento. As crianças se rebelam, pois no bosque vive a borboleta azul. Depois de passeatas no recreio, o diretor revela, aos estudantes, que a borboleta azul não existe: é uma lenda. Ao final as crianças continuam os protestos, porque são contra o fim da “lenda da borboleta azul”.
O Rei de uma Nota Só conta a história de um Rei mau, que só promulga leis ruins para o povo. O Utopiano Invisível (mímico) enfeitiça o Rei, que passa a falar e cantar em retotono, com uma única nota. O Príncipe descobre o feitiço e convence o Rei a mudar as Leis, beneficiando o povo.
As sete récitas, sempre com entrada franca, acontecerão nos dias 14, 15, 16, 19, 20 e 21 de outubro, com duas récitas no dia 15. O quarteto vocal, um mímico e um ator são acompanhados de um conjunto de câmara, sob a regência do maestro Jorge Lisbôa Antunes.
Patrocínio: FAC, Secretaria de Cultura, Governo de Brasília.
SERVIÇO
DUAS MINI-ÓPERAS PARA CRIANÇAS de Jorge Antunes
O Rei de Uma Nota Só
A Borboleta Azul
Teatro Paulo Autran
Sesc de Taguatinga, Brasília, DF
14 de outubro (sexta-feira), 16h00- 1ª récita
15 de outubro (sábado), 14h00- 2ª récita
15 de outubro (sábado), 16h00- 3ª récita
16 de outubro (domingo), 17h00- 4ª récita
Auditório do Centro Cultural ADUnB
UnB, campus Darcy Ribeiro, Brasília, DF
19 de outubro (quarta-feira), 18h30- 5ª récita
20 de outubro (quinta-feira), 18h30- 6ª récita
21 de outubro (sexta-feira), 18h30- 7ª récita