Por Paula Pratini

O novo filme da dupla Olivier Nakache e Éric Toledano (Os Intoncáveis), ‘Mais que Especiais’ -Hors Normes, fala de um tema muito especial que são as pessoas com autismo severo e a dificuldade de tratamento e locais apropriados para acomodá-los.

Dois homens Vincent Cassel (Bruno) e Reda Kateb (Malik) há duas décadas dedicam suas vidas à crianças e adolescentes autistas em Paris e no subúrbios ao redor da cidade.

Eles são responsáveis por duas instituições que penam na mão dos inspetores de saúde da IGAS (Inspetores Gerais de Assuntos Sociais) e suas exigências protocolares.

O filme foi baseado na história real de Stéphane Benhamou e Daoud Tatou das associações ‘Le Silence des Justes’ e ‘La Relais IDF’.

O dia a dia é uma correria para os dois altruístas e os jovens da periferia que são recrutados para auxiliá-los.

Em ritmo leve de comédia e sem o espírito melodramático que poderia dar o tom do tema, o filme mostra o caos cotidiano e as dificuldades em lidar com as questões de convivência e cuidados mas também situações divertidas, de leveza e otimismo.

Bruno e Malik tem uma abordagem mais humana e seus meios de tratamento se baseiam na tolerância, paciência e amor. Sendo assim os resultados são os mais promissores possíveis.

O filme foi exibido no Festival de Cannes em 2019 e concorreu a sete prêmios do Cesar francês em 2020.