Foto: Thiago Cunha

Evento memorável, em parceria com o renomado diretor Jorge Takla, acontecerá no dia 25 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, às 20h

No próximo dia 25 de março, o Senado Federal celebra seu bicentenário, e o maestro João Carlos Martins foi convidado para conduzir um concerto singular em comemoração a esses 200 anos de história. O espetáculo, intitulado “Senado 200 anos: uma jornada histórica rumo ao futuro”, foi concebido em parceria com o prestigiado diretor de óperas e musicais, Jorge Takla, e contará com telões narrando a trajetória do Senado ao longo desses dois séculos, enquanto músicas representativas das diferentes épocas da instituição são interpretadas pela orquestra.

Celebrando a diversidade cultural do Brasil e destacando a arte como instrumento para a conscientização sobre valores democráticos, o concerto acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, às 20h. A regência do espetáculo estará a cargo do ilustre maestro João Carlos Martins, acompanhado pelo maestro Edson Beltrami. Uma novidade é a aguardada estreia da  Orquestra Bachiana Jovem SESI SP, recentemente criada – um acontecimento significativo na iniciativa privada, como destaca o Maestro João Carlos Martins.

“A estreia da Orquestra Bachiana Jovem SESI SP no evento de 200 anos do Senado é um marco importante na iniciativa privada, mostrando que uma orquestra jovem poderá, no futuro, ser um produto de exportação brasileira. Todo repertório deste concerto coincide com fatos importantes da história do Senado nesses 200 anos. E, no final, claro, como Jorge Takla sempre faz como diretor, teremos uma pequena surpresa. Espero que seja um concerto muito forte”, declarou o maestro e diretor musical. 

O repertório abrange desde Carlos Gomes até Villa Lobos, passando por Tom Jobim e Chico Buarque. Em uma viagem musical através das diversas fases da história, o concerto não apenas ressalta as contribuições significativas de compositores renomados, mas também explora as nuances das imigrações portuguesa e italiana que enriqueceram a formação da identidade cultural do Brasil. O espetáculo ainda contará com participações especiais de Juliana Taino, Jean William e Raquel Paulin.

“Todo o Brasil, do passado, do presente e do futuro, vai estar representado neste concerto”, ressalta o renomado diretor Jorge Takla. “Tentamos fazer um espetáculo onde a música cria uma emoção acompanhada por imagens relativas ao Senado desses 200 anos. É um espetáculo que fala de democracia, diversidade, futuro, esperança, superação, resiliência e de tudo que o Brasil passou nos últimos dois séculos e que o Senado representou com muitas lutas, conversas e soluções. Acho que nada melhor do que uma orquestra, com toda sua diversidade de pessoas e sons, para representar as diferentes vozes do nosso Brasil”, conclui. 

Serviço:

Orquestra Bachiana Jovem SESI SP – Senado 200 anos: uma jornada histórica rumo ao futuro

Local: Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Dia 25 de março de 2024, segunda-feira, às 20h

Ingressos: entrada franca

Transmissão: TV Senado, SESC Brasil no YouTube e o canal do SescTV