O livro “A República Cantada – Do choro ao funk, a história do Brasil através da música”, de autoria do historiador André Diniz e do pesquisador musical Diogo Machado da Cunha. A obra traça um paralelo entre a produção musical e a história da República no Brasil desde o final do séc. XIX até os dias atuais.
Em 184 páginas, os autores relembram mais de 200 canções junto com importantes momentos históricos do País, personagens e acontecimentos de destaque na política e na música e curiosidades dessas duas áreas. A viagem começa com o início do choro, passa pelo surgimento de outros ritmos e movimentos musicais e culturais, até chegar às batidas do funk.
A República Cantada – Do choro ao funk, a história do Brasil através da música é um lançamento da editora Zahar e pode ser adquirido através do endereço www.zahar.com.br e nas livrarias. No site também é possível ler um capítulo do livro.
Os autores têm publicados outros títulos sobre música popular, como “Almanaque do Carnaval”, de André Diniz, e “Na Passarela do Samba”, escrito por Diniz e Cunha.