A busca por produtos e conceitos cada vez mais responsáveis com os recursos naturais do planeta tem mudado a maneira como designers e arquitetos ao redor do globo escolhem os materiais usados em suas criações.
O arquiteto Jairo de Sander criou para a BEMGLÔ um espaço todo decorado com móveis de papelão, que poderá ser visto no evento Morar Mais por Menos, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 20 de outubro e 27 de novembro.
Os móveis que ocuparão o estúdio de Glória Pires e Orlando Moraes – o espaço BEMGLÔ- são 100% recicláveis. “O projeto busca a união entre design e sustentabilidade. Através dos móveis de papelão mostramos que é possível economizar, diminuir o impacto no meio-ambiente e criar um ambiente agradável e moderno”, diz Sander.
O arquiteto afirma que se inspirou no estilo de vida do casal Glória-Orlando e no site BEMGLÔ. “É uma homenagem que faço a ela e aquilo que ela representa e compartilha: seus valores, a preocupação que sei que ela tem com um mundo mais sustentável, com coisas simples e bacanas”.
Além disso, ele prossegue, alguns adornos do ambiente são provenientes de projetos de responsabilidade social. Para Glória Pires, “a ideia de fazer um espaço assim se encaixa muito bem no conceito BEMGLÔ, uma maneira de mostrar que móveis e outros objetos de papelão, que pareciam brincadeira no passado, hoje são uma proposta útil, interessante e absolutamente viável”. Todos os produtos podem ser comprados diretamente no espaço.
A atriz afirma que quer continuar abraçando causas ligadas à sustentabilidade. “Quero fazer as pessoas entenderem que isso é bom para elas também. É importante a gente entender que essas pequenas atitudes promovem uma grande diferença, e é do interesse de todos nós que o planeta esteja aí podendo nos abrigar.
“Hoje eu vejo que apesar de o conceito de sustentabilidade ser bastante divulgado, muitas pessoas bem informadas, muitas mesmo, têm dificuldade em pensar nessas questões. Pretendo mostrar para as pessoas que isso deve fazer parte da vida delas, de uma forma natural e constante. Venho trabalhando continuamente essas ideias através da BEMGLÔ”, completa Glória Pires.
A atriz, inclusive, faz sua parte, em atos cotidianos: “Fechando o chuveiro quando estou ensaboando o corpo ou lavando o cabelo, ou desligando a torneira na hora de escovar os dentes. São coisas aparentemente simples que dão grandes resultados. Os grandes resultados vêm de pequenas ações”, afirma.
Para ela, “essa ideia de criar e compartilhar com o público um espaço com móveis de papelão é um conceito moderno e, ao mesmo tempo, que se encaixa perfeitamente à ideia da BEMGLÔ, que propõe atitudes para uma vida mais natural, equilibrada com o meio-ambiente e que diminua os rastros nocivos ao planeta”.
O espaço BEMGLÔ estará aberto ao público dentro do Morar Mais Por Menos, que acontece entre os dias 20 de outubro e 27 de novembro, na Avenida Borges de Medeiros 997 – Lagoa, de terças a domingos, das 12h às 21h.