Inaugurada recentemente no icônico Conic, a galeria Mercato está entre os locais que integram o Circuito de Design de Brasília.
O movimento, que acontece entre os dias 4 a 11 de julho, faz parte da programação da 2ª edição do Brasília Design Week e do Movimento Brasília Cidade do Design e que durante os meses de julho e agosto promete movimentar a capital federal com uma vasta programação que inclui exposições, workshops, feiras e encontros de negócios, que tem como objetivo fomentar o design e a economia criativa local.
Com projeto arquitetônico do arquiteto paulista Gabriel Fernandes, a galeria tem como sócios Antonio Aversa e Roberto Corrieri, que abraçaram a ideia de investir narevitalização de um espaço, originalmente concebido para ser um centro cosmopolita na área central da cidade, e trazê-lo de volta ao circuito das artes. Localizada na sobreloja do Edifício Eldorado, em local privilegiado entre os 13 prédios do mesmo conglomerado projetado por Lúcio Costa e inaugurado em 1961, a MercatoAntiguidades + Arte + Design pulsa agora no coração da cidade, com o Sesi Lab em frente e uma vista privilegiada para a Esplanada dos Ministérios.
Um ambiente de 400 metros quadrados, descolado e chique onde, além de exposições como a da artista plástica Lelli Órleans e Bragança, que atualmente ocupa parte da galeria, também são encontradas peças com mobiliários da década de 60 e 70 de designers de renomes como Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszupin, Tunico Lages, entre outros, pinturas do século XIX e obras de artistas contemporâneos. “Nós queremos ser um ponto de encontro para entusiastas do design e daqueles que valorizam a história e as artes em geral e participar do Brasília Design Week 2024 faz parte desse movimento”, afirma Antonio Aversa.
Serviço:
Galeria Mercato + Antiguidades + Design/ @espacomercato
Local: Sobreloja Edifício Eldorado, Conic
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 12h às 18h