Em edição online, transmitida da Casa do Cantador, nos dias 16, 17 e 18 de julho, o evento competitivo homenageia expoentes do estilo que está no DNA do Distrito Federal
O Festival Regional Itinerante de Repentistas do DF e Entorno ganhou este ano uma versão totalmente online, por conta da pandemia de Covid-19.
Desta vez, o público de diferentes lugares poderá acompanhar as apresentações das etapas classificatória e final, nos dias 16, 17 e 18 de julho, transmitidas da Casa do Cantador, via Youtube e Facebook.
Além da competição, o evento traz artistas de destaque do repente. As apresentações terão interpretação em Libras.
Dias 16 e 17 de julho, na etapa classificatória, 12 repentistas formarão duplas, que serão julgadas para seleção de três duplas finalistas, que vão disputar primeiro, segundo e terceiro lugares, no dia 18 de julho.
Além dos concorrentes, todas as lives terão também a participação especial de repentistas consagrados: Chico de Assis, Edmilson e Lisboa, Mocinha de Passira, Minervina Ferreira e Irmãos Silva compõem a programação. O júri do evento é formado por João Bosco, Lília Diniz, Rene Bomfim e Donzílio Luiz.
O Festival deste ano envolveu a comunidade escolar de Ceilândia, tendo alunos das escolas CED 11, CEM 09 e CEF Boa Esperança no júri popular na fase eliminatória da competição, em abril deste ano.
A iniciativa incluiu também oficinas de Poesia Popular, em aulas gravadas, além de livretos de Cordel, disponibilizados no site do projeto. O evento tem direção de João Santana e realização da Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno (Acrespo), em parceria com a Casa do Cantador. O patrocínio é do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).
O Repente, originário do Sertão do Nordeste, está presente no Distrito Federal desde a construção de Brasília, quando os candangos o trouxeram consigo em sua bagagem cultural. Hoje essa arte secular é admirada não só por nordestinos e descendentes, mas por todos os apreciadores da cultura popular. Jovens repentistas despontam como grandes improvisadores, com vocabulário e abordagem modernas e com total domínio das regras rígidas de métrica e rima que caracterizam a cantoria.
Repente feminista
O repente é um estilo artístico historicamente dominado pelos homens. Mas o gênero também é representado por exímias improvisadoras. Esta edição do festival contará com a pernambucana Mocinha de Passira, 75 anos de idade e 59 de carreira. A artista que fugiu de casa para cantar, registra em suas cantorias e álbuns o combate ferrenho ao machismo e é o único nome da cantoria de viola agraciado como Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Outra artista de grande expressão na programação do festival é a paraibana Minervina Ferreira, repentista há mais de 40 anos. Com 5 discos gravados, ela participa de festivais e eventos pelo Brasil. A convite de Ariano Suassuna, em 1996, participou da grande cantoria “Louro do Pajeú” no Teatro do Parque do Recife, que também teve a presença de Mocinha de Passira.
Serviço – Festival Regional Itinerante de Repentistas do DF e Entorno
Apresentação: Chico de Assis
Jurados: João Bosco, Lilia Diniz, Rene Bomfim e Donzílio Luiz
Classificação indicativa: Livre
Apresentações com interpretação em LIBRAS
Etapa – Classificatória
Data: 16 de julho
Hora: 20h
Transmissão:
https://www.facebook.com/casadocantador.palaciodapoesia
https://www.youtube.com/channel/UCazsPoVQ5plc7rQ7DkgYjXg
Atrações especiais: Edmilson e Lisboa
Data: 17 de julho
Hora: 20h
Transmissão:
https://www.facebook.com/casadocantador.palaciodapoesia
https://www.youtube.com/channel/UCazsPoVQ5plc7rQ7DkgYjXg
Atrações especiais: Mocinha de Passira e Minervina Ferreira
Etapa – Final
Data: 18 de julho
Hora: 20h
Transmissão:
https://www.youtube.com/channel/UCazsPoVQ5plc7rQ7DkgYjXg
Atrações especiais: Irmãos Silva (repentistas) e Mamulengo Fuzuê (teatro de bonecos)