Durante quatro dias, mais de 30 artistas se apresentarão em pousadas e restaurantes do povoado de São Jorge

Os visitantes da Chapada dos Veadeiros terão mais do que as cachoeiras e belas paisagens do Cerrado para aproveitar no feriado. De 12 a 15 de novembro, o festival Jazz na Vila chega à sua quarta edição transformando os estabelecimentos comerciais do povoado de São Jorge em palcos para apresentações de grandes nomes do jazz regional e nacional. Idealizado por empreendedores locais, desde 2018 o evento movimenta a agenda cultural da região. O festival é realizado pela Associação de Empreendedores de São Jorge – ASSEJOR.

O esquenta é na noite de sexta-feira com o Bella Jazz Trio, Carol Voigt & Anco Marcos, Trio Experimental, entre outros. A abertura oficial será no dia 13 de novembro, às 16h, na quadra de esportes, com a presença de autoridades locais e performances de Gabriel Lourenço, músico e curador do Jazz na Vila, e do Duo Pereira Grajew, que mistura jazz e música brasileira como forró, frevo, MPB, bossa nova e choro. A abertura é gratuita e o acesso é livre. 

No total, são mais de 30 artistas divididos pelos quatro dias de evento, entre os quais estão os músicos residentes da Chapada dos Veadeiros Renato Segredo, Bruno Berê e Gui Folko. O Jazz na Vila abre espaço para artistas autorais como os brasilienses Eudes Carvalho e Eudimar de Carvalho, do Duo Carvalho Braga, que mostrarão as canções do disco “Paisagem Sonora” e “Eudes Carvalho Trio”, além de clássicos do jazz e da música popular brasileira.

O público poderá conferir a fusão entre o blues e o jazz do argentino Benjamín Mora, cantor e multi-instrumentista nascido na Patagônia, que aproveita as muitas possibilidades do jazz para improvisar com os instrumentos e live-looping (sons feitos ao vivo por meio de um computador) para gravar e reproduzir guitarras, gaitas, teclados, baixos, baterias virtuais e a própria voz.

O festival também levará para São Jorge um tributo a Ray Charles com Elias Blacklus, a ex-Natiruts Izabella Rocha, além de Indiana Nomma, Paulo André Tavares & Rodrigo Bezerra, Paula Zimbres, Flávio Silva Trio e muito mais. A programação completa com todas atrações, locais e horários está disponível no Instagram @jazzavila.

O uso de máscara é obrigatório e os protocolos de prevenção a Covid-19 serão seguidos de acordo com as orientações das autoridades de saúde.

Jazz em todos os momentos

O Jazz na Vila é ainda mais importante nesse momento em que a vida vai voltando ao normal. Além do prazer de relaxar e se divertir com boa música na Chapada dos Veadeiros por todo o povoado de São Jorge, as parcerias entre os empreendedores de diversos setores fortalecem a retomada do comércio local, que tem no turismo sua principal fonte de renda.

A trilha sonora para o café da manhã está garantida gratuitamente para os hóspedes das pousadas Caminho das Cachoeiras, Cristal da Terra, Maloca, Trilha Violeta e Manhã de Sol. No happy hour, os turistas poderão aproveitar o fim de tarde na Taiuá Ambiental, Casa das Flores e Lambuze.

Animando o dia e a noite, os restaurantes, lanchonetes, cafés e bares também receberão shows, que acontecem na Risoteria Santo Cerrado, Rústico Premium Grill, Casa da Pankeka, Luar com Pimenta, Paladar Bistrô, Restaurantes Buriti’s, Chapada Chill Café, Na Mata, Lanchonete Seriema, Cozinha do Cavaleiro, Pizzaria Lua Nova, Empório Canela D’ema, Sapê Mercado Cultural, Bar do Mirante e Coffee Shop São Bento. O valor é determinado individualmente por cada estabelecimento. 

História do jazz

Arte do improviso, um espetáculo de jazz nunca é igual ao outro. Com ares de sofisticação, o estilo surgiu no século 20 tendo origem na cultura popular dos negros de Nova Orleans, nos Estados Unidos, marginalizados pelo racismo da época. O gênero inovou pela fluidez do ritmo e diversidade de instrumentos como piano, contrabaixo, bateria e saxofone, tornando-se um dos mais significativos movimentos musicais da história, revelando nomes como Miles Davis, Billie Holiday e Louis Armstrong. Conquistando apreciadores nos quatro continentes, novos talentos surgiram por todo o mundo. Por aqui, o jazz ganhou pitadas de brasilidade se misturando com nossa própria cultura.

Serviço:

Jazz na Vila

De 12 a 15 de novembro de 2021

Vila de São Jorge, Chapada dos Veadeiros

Programação completa no Instagram @jazznavila

Consulte o valor do couvert em cada estabelecimento

Livre para todas as idades