Foto: Marina Moreno

Será realizado no Complexo Cultural Samambaia o Festival de Teatro Verônica Moreno. Uma semana intensa, com muitas atrações para estudantes da cidade e público em geral. A programação atenderá plateias desde a primeira infância até maiores de 60. Além das 16 apresentações teatrais, haverá dois workshops e uma roda de conversa para promoção da troca de experiências entre artistas e público. 

A programação foi montada por meio de uma chamada pública e promete chamar a atenção do público da cidade e de todo o DF, valorizando a produção cultural de Samambaia.

Criada em outubro de 1989 para assentar famílias de baixa renda oriundas de invasões e fundos de quintal, Samambaia encontra-se hoje em constante ascensão social e econômica. Contudo, nada mais cresce, na medida em que a cidade se expande, como a vida cultural da cidade. Com uma efervescência artística intensa, diversificada e surpreendente, síntese da população multiétnica e multicultural, as manifestações ligadas a teatro, cinema, cultura popular, religião, cultura urbana e educação transformam-se em luta constante pela inclusão social e busca no direito à cidade. Em comum, a criatividade dos artistas, busca de oportunidades, reconhecimento e valorização da arte e cultura da cidade.

O Teatro, no entanto, é uma das linguagens precursoras nesse movimento de impulsionamento para a Samambaia Cultural, pois nasceu praticamente junto com a cidade. A segunda maior Via Sacra do DF, a Paixão do Cristo Negro, que chegou a mobilizar cerca de 40 mil pessoas em seus tempos áureos, utilizou o teatro político de arena para contar uma história religiosa de maneira crítica e ácida, sempre questionando conflitos históricos com os reais conflitos da população da cidade. Uma das pessoas que esteve à frente de todo esse processo, que deu à luz, a vida e o tom, não só para a Paixão do Cristo Negro, mas também fez nascer a arte de fazer teatro em Samambaia, foi a atriz, diretora, arte educadora e artista multifacetada Verônica Moreno, que atuou por mais de 30 anos na área e que deixou seu legado para a cidade, quando se foi em 2015.

Verônica Moreno fez história no teatro do DF. Foi atriz de muitos espetáculos e dirigiu tantos outros infantis e adultos. Atuando na peça “Ilhar”, ganhou o prêmio de melhor atriz do Festival Dulcina de Cenas Curtas, promovido pela Fundação Brasileira de Teatro. A mesma obra ganhou na categoria de Melhor Cenário e Iluminação da 7ª edição do Prêmio SESC do Teatro Candango.

No mês do aniversário da cidade, o Complexo Cultural Samambaia abriga um espaço com o seu nome, o Cineteatro Verônica Moreno, onde será realizado o festival. O projeto, promovido pelo Imaginário Cultural, conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL VERÔNICA MORENO

COMPLEXO CULTURAL SAMAMBAIA – Quadra 301 Conjunto 05 Lote 01

TERÇA-FEIRA – 24 DE OUTUBRO

10h – A Flor do Sertão (Cia Cidades dos Bonecos)

DF | Livre

15h – Benedito, Abençoado e Bendizido (Mamulengo Fuzuê)

GO | Livre

20h – Uma Despedida Fiel (Teatro dos Ventos)

DF | 12 anos

QUARTA-FEIRA – 25 DE OUTUBRO

10h – Quando o Coração Transborda (Esquadrão da Vida)

DF | 14 anos

15h – Umbigo do Infinito (Coletivo Truvação de Teatro)

DF | 10 anos

20h – Volver a Letícia (Túlio Magalhães)

DF | Livre

QUINTA-FEIRA – 26 DE OUTUBRO

10h – Chapeuzinho Esfarrapado (Camila de Sant’Anna)

DF | Livre

15h – De Fio a Pavio (Cumbuca Companhia Teatral)

DF | 13 anos

20h – Liame do tempo (Grifo Teatro)

SP | 14 anos

SEXTA-FEIRA – 27 DE OUTUBRO

10h – Cidadesempalavras (Trupe Trabalhe Essa Ideia)

DF | 10 anos

15h – Quero Ser Igual a Eles (Grupo de Teatro Celeiro das Antas)

DF | Livre

20h – Enluarada: Uma Epopeia Sertaneja (Casulo Teatro)

DF | 14 anos

SÁBADO – 28 DE OUTUBRO

15h – Memórias com Prazer e Resistência (Cia Teatral H2O)

DF | 16 anos

15h – Entre Caras e Roupas (Com Clara Abreu e Maria Carmen)

Workshops de maquiagem artística e figurino.

20h – Ovelha Dolly (Micheli Santini e Fernando de Carvalho)

DF | 16 anos

DOMINGO – 29 DE OUTUBRO

15h – Vamos a lá Praia (Grupo Bastet)

GO | Livre

17h – Viver Teatro em Samambaia – Expectativas e Possibilidades

Roda de conversa.

20h – Deixe a Luz da Varanda Acesa (La Casita Amarilla/AUGE Produtora)

DF | 14 anos

Entrada Franca