Foto: Mari Baeta

Três peças, em teatro de miniatura, com dramaturgias inspiradas nas memórias afetivas e pessoais das três artistas que integram a companhia

As Caixeiras, única companhia profissional no DF que pesquisa e difunde o Teatro de Lambe-lambe, encerra extenso calendário de atividades, em comemoração à longeva trajetória, com a estreia de três espetáculos inéditos. Peças que serão apresentadas no Plano Piloto e no Guará, dias 16 e 17 de fevereiro. A agenda de comemorações, que teve início em junho de 2022, incluiu circulação nacional e local, de peças do repertório, vídeo comemorativo, acervo digital, novos espetáculos e oficinas.

Em Trilogia dos Afetos, As Caixeiras Amara HurtadoMariana Baeta e Jirlene Pascoal desenvolveram e construíram encenações que revelam fragmentos íntimos a partir de memórias e objetos afetivos e pessoais. Para a direção das obras, que têm duração média de três minutos e são encenadas para um espectador por vez, convidaram a artista catarinense Jô Fornari.

Na peça “A Partida”, Jirlene Pascoal expõe memórias afetivas de sua relação com seu pai quando criança. Já em Lapso”, de Mariana Baeta, a artista traz o teatro de Lambe-lambe como referência em um metateatro de narrativa cheia de efeitos e surpresas. Por fim, Amara Hurtado apresenta “Quinina”, uma história, uma linha do tempo de afetos, saudades e memórias de tempos passados e sonhos futuros.

Segundo Amara Hurtado, “a união do grupo Jô Fornari promoveu uma sinergia profunda de troca de experiências e vivências afetivas e artísticas, resultando na criação de trabalhos distintos que resgatam, de forma simbólica, trajetórias pessoais e coletivas”.

A realização do projeto As Caixeiras 15 anos conta com o fomento do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, pelo Edital de Manutenção de Grupo. Conheça melhor a Companhia, que pesquisa e difusão do Teatro Lambe-lambe há 17 anos, em www.ascaixeiras.com.

Serviço:

Trilogia dos Afetos

Dia 16/02 (sexta-feira), das 11h às 12h30

Local: Praça Zumbi dos Palmares, Setor de Diversões Sul

Das 18h às 19h30, na Praça da Quadra 22 do Guará I

Dia 17/02 (sábado), das 11h às 13h30

Local: Torre de TV

Das 18h às 19h30, na Praça da Quadra 16 do Guará I

As apresentações são gratuitas e livres para todos os públicos