A  exposição ‘Fernando Lopes – 50 anos de desenho’ ocupa as galerias Piccola I e II da CAIXA Cultural Brasília entre 15 de outubro e 15 de dezembro de 2019.

As ilustrações de Fernando Lopes fazem parte do cotidiano do brasiliense há pelo menos três décadas. Não seria exagero afirmar que quem mora ou visitou a capital brasileira nesse meio tempo, muito provavelmente se deparou com seu inconfundível traço – que tem no surrealismo, no expressionismo e no cubismo suas principais inspirações – pelo menos uma vez, quando não diariamente, nas páginas dos principais jornais locais, o que faz da arte de Fernando parte da memória visual e afetiva da cidade.

Mais do que a frequência de publicação, é o poder de comunicação de suas ilustrações que causa impacto em quem as vê. De maneira sintética, elas abordam assuntos diversos, de temas prosaicos até questões complexas, sempre de forma sensível e intrigante. E tem sido assim desde a primeira exposição de Fernando Lopes, quando o artista carioca, hoje com 62 anos, ainda era adolescente.

“Sua arte configura uma mistura de assombro e curiosidade” afirmou o chileno Rolando Toro, criador da biodança, em 1973, ao apresentar a primeira mostra individual do artista, na época vivendo com a família em Santiago do Chile, onde passou a juventude.

Na exposição, o percurso que acompanha a evolução de seu traço e um amplo panorama de sua obra pode ser conferido em mais de 250 ilustrações originais do artista, coloridas e em preto e branco, feitas nas técnicas guache, nanquim, aquarela, aerógrafo e lápis de cor.

Muitos desses trabalhos foram publicados – em versão finalizada, geralmente depois de tratamento digital – nos jornais Correio Braziliense, no qual Fernando trabalhou entre 1997 e 2016 (e que ainda republica suas criações), e Jornal de Brasília, onde atuou entre 1989 e 1992.

As ilustrações em exposição foram criadas para acompanhar textos sobre, entre outros assuntos, justiça, cidadania, direitos humanos, política, economia, ecologia, literatura, saúde, relacionamentos e questões diversas que tocam a alma. Independente da encomenda, o resultado entregue por Fernando Lopes ultrapassa a intenção original e convida tanto a contemplação quanto à reflexão.

Até por isso, matérias com suas ilustrações foram, por cinco vezes, ganhadoras do ‘Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos’ – uma importante distinção dentre várias outras láureas recebidas pelo artista.

Quem visitar a exposição, que conta com curadoria de Oto Reifschneider, encontrará ilustrações feitas por Fernando desde a adolescência até os dias de hoje.

São estudos, capas de livros, originais para selos dos Correios e bilhetes de loteria, desenhos anatômicos e técnicos elaborados para o Hospital Sarah Kubitschek, dentre muitas outras peças para diversas instituições e periódicos.

Serviço:
Fernando Lopes – 50 anos de desenho
De 15/10 a 15/12 (das 9h às 21h, de terça a domingo)
Local: CAIXA Cultural Brasília-SBS Quadra 4 Lotes 3/4
Entrada Franca.
Informações: (61) 3206-6456
Classificação Livre.