No próximo dia 18 de março a Fundação Biblioteca Nacional promove evento de lançamento online de seis volumes dos Anais da Biblioteca Nacional, publicação que desde 1876 apresenta ao público preciosidades do acervo, conhecimentos bibliográficos, processos técnicos, produção de pesquisa e ampla difusão de conhecimento à partir da Biblioteca Nacional.

Constituindo a publicação mais antiga e tradicional da Fundação Biblioteca Nacional, os Anais da Biblioteca Nacional acompanharam a evolução política e social brasileira ao longo de mais de um século. Para isso, divulgaram ao seu público, em diferentes momentos, os processos técnicos elaborados por seus funcionários, a transformação em diversas áreas como Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia, História, Filologia, Literatura, Preservação documental etc., além do crescimento gradativo e bastante expressivo e a ampliação qualitativa de seu acervo, reconhecido como o oitavo maior do mundo.

Mesmo com os desafios impostos à atividade institucional, em razão da quarentena imposta pela pandemia de Covid-19, a Biblioteca Nacional lança 6 volumes dos Anais (volumes 133 ao 138). Os novos volumes englobam diversos temas relacionados às linhas de atuação da Biblioteca Nacional, aos eventos sediados anualmente pela instituição (tais como os Encontros Nacionais de Acervos Raros, as Jornadas dos Pesquisadores da Biblioteca Nacional) e ao seu expressivo e vasto acervo, que sempre demanda olhares multidisciplinares em sua abordagem.

O evento de lançamento contará com a presença dos editores dos números 137 e 138 dos Anais da BN, Hudson de Lima Rabelo e Pedro Lapera, e como convidadas e autoras de artigos publicados nos Anais, Gabriela Bazan Pedrão e Rosângela Von Helde. A transmissão ocorrerá no canal da FBN no Youtube.

Hudson de Lima Rabelo, bacharel em Letras pela Universidade Federal de Goiás, servidor da Fundação Biblioteca Nacional lotado no Centro de Pesquisa e Editoração.

Pedro Lapera, Doutor em Comunicação pelo PPGCOM da Universidade Federal Fluminense (2012), pesquisador da Fundação Biblioteca Nacional desde 2008 e docente no Programa de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense, com estágio pós-doutoral em Antropologia junto ao PPGAS/MN/UFRJ (2016-2018). Atualmente, desenvolve o projeto “Por uma Babel de sensações: consumo cinematográfico, repertórios e hierarquização social no Rio de Janeiro e em São Paulo (1896-1916)”, a respeito da atividade cinematográfica durante a Primeira República e é editor dos Anais da Biblioteca Nacional.

Gabriela B. Pedrão, bibliotecária escolar no Marista Escola Social Ir. Rui (Ribeirão Preto). Bibliotecária formada na Universidade de São Paulo e doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’. Foi bolsista no Programa Nacional de Apoio à Pesquisa na Biblioteca Nacional em 2017, onde pesquisou sobre a influência do Catálogo de Panizzi nos sistemas de catalogação de bibliotecas cariocas no século XIX. Em paralelo, Gabriela produz conteúdo sobre Literatura e Biblioteconomia para o canal ‘É o último, juro!’, no YouTube e demais redes sociais e também é curadora e mediadora do Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Rosângela Rocha Von Helde servidora da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), chefe do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR) desde 2005. Bibliotecária formada pela  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 1994). Especialista em Gestão Estratégica e Qualidade pela Universidade Cândido Mendes (UCM, 2004). Atua nas áreas de identificação, análise e descrição bibliográfica de livros raros. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas: História do Livro, História das Bibliotecas, Livros Raros, Ex-Libris, Políticas de Gestão de Acervos Raros e Especiais.

Fundação Biblioteca Nacional

Secretaria Especial da Cultura

Ministério do Turismo

Governo Federal

Acesse o canal do Youtube da FBN para acompanhar esse e outros eventos:

www.youtube.com/c/FundacaoBibliotecaNacional