Medeia, tragédia Grega de Eurípedes (datada de 431 a.C.), conta a estória de uma mulher carregada de amor e ódio a um só tempo. Esposa repudiada e estrangeira perseguida, ela se rebela contra o mundo que a rodeia, rejeitando o conformismo tradicional da época.

A tragédia é amplamente conhecida como um texto protofeminista, na medida em que explora as desvantagens de ser mulher em uma sociedade patriarcal. Portanto, é considerada por pesquisadores como a primeira peça feminista, na qual, num mundo dominado por homens, prevalece a decisão de uma mulher sobre a sua própria vida.

Na montagem, o diretor e dramaturgo James Fensterseifer, condensou personagens e, para enfatizar a luta de Medeia contra o patriarcado, deixou-a como a única personagem feminina do texto. Desta forma, os atores Marcos Davi e Felix Saab se desdobram nos personagens masculinos (Jasão, Preceptor, Creonte, Egeu e Mensageiro), circulando em torno de uma Medeia acuada e raivosa, interpretada por Ana Paula Braga.

Com 20 anos de experiência, a Cia. Brasilienses de Teatro tem se destacado por levar obras da literatura clássica para o palco. Entre outros, a Cia. já montou Macbeth, Otelo e Conto de Inverno, de William Shakespeare; Uma Criatura Dócil, de Fiódor Dostoiévski; A Hora da Estrela, de Clarice Lispector; e a trilogia Os Nossos Antepassados, de Ítalo Calvino. Medeia, de Eurípides, é mais uma de suas incursões por estes importantes textos clássicos.

Serviço:
Medeia – A Neta do Sol
De 07 a 16 de Fevereiro de 2020
Sextas e Sábados, 20h e Domingos, 19h.
Local: Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul (98602-0732)
Ingressos: R$40 e R$20 (meia)
https://bileto.sympla.com.br/event/64340/d/81428/s/424220
Classificação 14 Anos