Para cada relato de resistência compartilhada nas redes sociais com a #OrgulhoResiste, R$1 será doado para ONGs que apoiam a comunidade LGBTQIA+

O movimento #OrgulhoResiste, lançado pela Ambev no mês do orgulho LGBTQIA+, projeta a resistência da comunidade ao longo das décadas e incentiva pessoas a compartilharem suas histórias de resistência para apoiar projetos destinados à população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade.

Como representação física do movimento em um período em que as pessoas ainda precisam ficar em casa, a Ambev recriou a bandeira do orgulho a partir de três mil latas do portfólio da marca que possuem as cores do arco-íris. Essa bandeira virou um mural de cerca de 30 metros quadrados exposto em lugares que marcaram a luta LGBTQIA+ em São Paulo.

O mural passou pela Praça do Ciclista, região da Avenida Paulista onde tradicionalmente é realizada a Parada do Orgulho LGBTQIA+ e que traz uma bagagem histórica de luta da comunidade. Também esteve na Praça Roosevelt e na Praça Ramos Azevedo, na região central da capital paulista, respectivamente.

“Há anos nós apoiamos a causa LGBTQIA+ mudando estruturalmente políticas internas dentro da Ambev e também apoiando ONGs que fazem esse trabalho sociedade. O movimento #OrgulhoResiste quer dar voz e apoio a essa resistência de anos da comunidade LGBTQIA+. Precisamos e vamos continuar nos posicionando a favor de causas como essa que levantam a bandeira do respeito, da união, da empatia, e da igualdade de direitos. Se depender da Ambev, o orgulho continuará resistindo”, afirma Alexandre Costa, Diretor de Marketing Institucional da Ambev.

Nas redes sociais, a marca expandiu a narrativa do movimento com a ajuda de embaixadores da comunidade LGBTQIA+ que seguem convidando o público a também compartilhar suas histórias de resistência. A cada menção de orgulho e resistência compartilhado usando a #OrgulhoResiste, R$1 será doado para ONGs que trabalham com projetos de retificação de nome, educação, empregabilidade, acolhimento e combate à violência de pessoas LGBTQIA+.

O movimento é mais uma ação da Ambev em prol da comunidade. Desde 2016 a companhia aderiu ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+ e criou o grupo de funcionários LAGER – Lesbian & Gay & Everyone Respected – destinado a propor e debater políticas internas de respeito e inclusão.

Filme #OrgulhoResiste

Além disso, através de uma linha do tempo que narra os principais protestos e movimentos de luta pelos direitos LGBTQIA+ no mundo e no Brasil, o filme lançado no domingo (27), criado pela SunsetDDB, retrata o histórico de resistência que teve seu início marcado pela Revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York, em 28 de junho, e narra os principais acontecimentos LGBTQIA+ no Brasil, destacando fatos como o protesto realizado no Ferro’s Bar, em São Paulo, em 1983; a luta contra a epidemia da Aids, em 1992, e a realização da primeira Parada do Orgulho Gay, em São Paulo, em 1997. Links: Drive Instagram.

Em contraste com as conquistas, o filme chega a 2021 fazendo um alerta sobre projetos de lei que pretendem restringir a participação de pessoas LGBTQIA+ na publicidade, o aumento de casos de LGBTfobia, e o lamentável dado de que a cada 19 horas, 1 LGBTQIA+ é morto no Brasil. Ao final, um lettering informa que a comunidade LGBTQIA+ ainda luta por igualdade e respeito, e que a Ambev está apoiando essa resistência com ações inclusivas que protegem o direito de pessoas LGTBQIA+ dentro e fora da empresa.

Um filtro que ambienta um microfone 3D nos Stories do Instagram também foi desenvolvido para incentivar as pessoas a criarem falas de resistência que fortaleçam o movimento em 2021.