A Turma do Cerrado foi criada por Ribamar Araújo no ano de 1989 e Guiba como é chamado pelo amigos tinha 17 anos quando começou a desenhar os seis personagens que compõem a turminha. 

Amante das flores e dos animais, o sempre curioso e atento rapaz observava que na TV só apareciam espécies de origem africana e alguns poucos encontrados na Floresta Amazônica.

O bioma do Cerrado brasileiro com suas árvores tortas e vegetação seca escondia a beleza da fauna e flora silvestres da região. 

Ávido por conhecer mais sobre o cerrado, Guiba procurava em livros e enciclopédias algo mais sobre o que ele tanto admirava.

Foi então que Guiba criou  e começou a desenhar ‘Ciganinha a flor’; ‘Bandeira o tamanduá’; ‘Peba o tatu, ‘Casquinha a cascável’; ‘Buraqueira Fofoqueira a coruja’; ‘Tuca o tucano’ e por fim ‘Guarê o lobo guará’.

Vinte e oito anos depois, Guiba decidiu tirar os personagens da gaveta e lançá-los para que pessoas de todas as idades conheçam.

“A Turma do Cerrado veio com a intenção de amarmos e conhecermos a nossa fauna e a nossa flora para reconhecermos o quanto podemos ter orgulho desse bioma maravilhoso que muita gente acha que é um bioma pobre por terem suas arvores retorcidas e um solo pedregoso. Mas é aí que a mágica do cerrado  acontece. O Cerrado serve de lençóis d’água assim cuidando para que a sua vegetação aguente incêndios naturais na época de seca”.

Os personagens da Turma do Cerrado se transformaram no projeto editorial em formato de gibi, que contou a historia do ‘Pato Mergulhão’ em risco de extinção, cujo lançamento inicial foi distribuído gratuitamente em várias escolas públicas de Brasília e entorno, Chapada dos Veadeiros e Tocantins.

Em parceria com o Instituto ‘Mais Cerrado’ e sem ajuda de nenhum órgão governamental foram impressos mais de 100.000 gibis presenteados aos estudantes e professores da Secretaria de Educação do DF.

Alguns links que possam conhecer um pouco mais o trabalho

7https://globoplay.globo.com/v/7434052/programa/

Apresentação dos personagens:

BANDEIRA, O TAMANDUÁ.

Ele tem a cara de ser o mais inteligente com seus óculos que o fazem enxergar melhor e observar onde estão os cupins que ele tanto adora!

GUARÊ, O LOBO GUARÁ.

Um carinha simpático e amigo para toda hora, mas como qualquer lobo guará, Guarê é um cara tímido. 

Isso não significa que seja bobo ou não tenha coragem!

Vive a vida positivamente, mas fica triste ao ver o cerrado sendo destruído tão rápido.

Espera que um dia os seres humanos possam compreender a importância da natureza na vida de todos.

BURAQUEIRA FOFOQUEIRA, A CORUJA.

Fofoca, a Buraqueira? Nunca!

Ela só não tem culpa de tudo acontecer onde ela está e as informações do acontecido apenas escapulirem!

Prefere ser chamada de expansiva!

PEBA, O TATU.

Apresentar o Peba é falar de terra, falar do amor ao cheirinho de terra molhada e das minhocas que se escondem nela. Muito asseado, adora ter seu casco impecável!

Um contador de piadas nato. Seu único problema é que suas piadas são uma pior que a outra! Hahaha

CIGANINHA, A FLOR.

A melhor definição para esta flor é: representação da mãe natureza encantada.

Quando ocorreu uma queimada no cerrado, com seus poderes concedidos pela própria mãe natureza, Ciganinha salvou toda a turma! Ela é puro amor!

TUCA, O TUCANO.

O mais vaidoso da turma! Para ele, ele é o mais bonito, elegante, o mais galã!

De acordo com Tuca, não é questão de ser metido, e sim por ele ser o único do cerrado que tem pés azuis. O maior orgulho!

CASQUINHA, A CASCAVEL

A mais nova da turma é um filhote de cobra com apenas um dente de leite de veneno. 

Ela é muito curiosa, assim como qualquer filhote, logo, quer saber o por quê de tudo. Casquinha tem 4 anos e sua idade é contada pelos anéis de seu guizo!

Este ano Ribamar lançou a coleção de camisetas, baby looks, regatas para toda a família. São modelos para todos os gostos em estampas pra lá de divertidas.

Para adquirir entre em contato pelo telefone: 61 99214-4858.