12795355_1683771161873755_4067746232959761658_nProjeto idealizado pelo coletivo Mutirão Cultural e parceiros está transformando o Teatro Dulcina de Moraes em Brasília. O local até então abandonado volta a ser espaço de construção e disseminação da música e da arte. As quartas-feiras da capital ganharam um atrativo a mais com iniciativa musical, o evento batizado de Quarta Dimensão acontece todas as quartas-feiras com bandas nacionais e locais.
A instituição, uma das mais importantes do teatro, com uma sala projetada por Oscar Niemeyer e um dos maiores acervos da quinta arte, foi dilapidada por uma sequência de administrações que não prestavam contas.

Banda Lista de Lily

Nesta quarta-feira (9), a partir das 20h, o projeto Quarta Dimensão realiza sua segunda edição e apresenta no palco do Teatro Dulcina as bandas brasilienses The Egoraptors e Movni, e a Camarones Orquestra Guitarristica, do Rio Grande do Norte. Do lado de fora, o happy hour conta com bar e hambúrgueres do Rivarola’s Vegano Burger e do Cerebral Burger.
A união das bandas The Egoraptors e Movni vai levar para o evento o projeto Vai Tomar no Cover, uma intervenção artística realizada na cidade desde o início de 2015, que se junta ao Quarta Dimensão. A Camarones Orquestra Guitarrística tem como convidados para a apresentação de quarta-feira os guitarristas Dacho X (Los Tormentos) e Capilé (Water Rats).
A banda potiguar faz rock instrumental e usa elementos de surf music, ska e pop, e é formada por Karina Monteiro (guitarra), Ana Morena (baixo), Anderson Foca (teclado e efeitos), Artur Porpino (Bateria), e Leo Martínez (guitarra). O The EgoRaptors produz um rock cru, optando por um caminho mais simples em seu som. A banda tem na formação Tynkato (guitarra), Brenda Lively (bateria) e Dolfits (baixo). AfroRagga, Nauí e Doctor Zumba são os integrantes do Movni, grupo que tem o rap como base para suas viagens sonoras no palco. A construção dos ritmos passa por forte influência da música eltrônica e experimental.

O Quarta Dimensão – Frequências Autorais adotou a proposta do Quanto Vale o Show. O público escolhe o quanto vai pagar para entrar com apenas uma nota, de R$5, 10, 20 ou 50. Quem ficar mais satisfeito do que imaginava pode complementar o valor pago depois de assistir aos shows, voltando à bilheteria. O recurso arrecadado é usado para a revitalização do espaço cultural do Setor de Diversões Sul, e o projeto busca a constante sensibilização das pessoas quanto à importância do apoio de cada um na escolha do valor a ser pago como ingresso.
As noites do Quarta Dimensão integram as atividade do movimento Dulcina Vive. O objetivo é reforçar a identidade do local como pólo criativo e de circulação cultural. Na primeira edição, realizada na última quarta-feira (2), estiveram no palco o multiinstrumentista alemão Konrad Kuechenmeister, com seu projeto Loop Berlim, o trio Muntchako, que tocou com a participação de Esdras Nogueira, saxofonista do Móveis Coloniais de Acaju, e Cae Maia, encerrando a noite com uma apresentação especial ao lado do pai, o músico Renato Matos.

Próximas edições
No dia 16, estarão no palco o projeto Joe Silhueta, criado pelo músico de Brasília Guilherme Cobelo. O som mistura folk uma sonoridade da música brasileira dos anos 70, com elementos tropicalistas. A outra atração da noite é o Rios Voadores, que mistura psicodelia, rock e tropicalismo numa sonoridade contemporânea. Na formação, Gaivota Naves (vocal), Marcelo Moura (guitarra), Tarso Cardoso (teclado), Hélio Miranda (bateria) e Beto Ramos (baixo).

O cantor Dillo é uma das atrações no dia 23. Elementos de brasilidade regem o artista. Música brasileira de raiz, como samba e o baião. É conhecido por sua guitarra e já integrou vários projetos na capital. Além dele, quem também estará no palco é o Bilis Negra, formado pelos irmãos Breno Brites (guitarra, voz) e Bruno Prieto (bateria). No combinado sonoro do duo  tem rock, blues e punk.

A noite do dia 30 será dedicada ao reggae, sob o comando do músico Felipe Souljah, que é guitarrista, tecladista, cantor e um difusor da cultura rastafari em Brasília. Na última noite de março do Quarta Dimensão, ele convida artistas para dividir o palco.

 LINKS
Fanpage do Quarta Dimensão: https://web.facebook.com/QuartaDimensaoDF
Evento no Facebook: https://web.facebook.com/events/1772786586277730/
Fanpage do movimento Dulcina Vive: https://web.facebook.com/dulcinavive


SERVIÇO

O quê: Quarta Dimensão: Frequências Autorais
Quando: Dias 9, 16, 23 e 30 de março de 2016, às 20h.
Onde: Teatro Dulcina – Conic, Setor de Diversões Sul (SDS) – Brasília